Jornal de Angola

Mais serviços são colocados à disposição das populações

- Domingos Calucipa | Lubango

A INFRASAT, Empresa Nacional de Telecomuni­cações, apresentou, na cidade do Lubango, província da Huíla, novas soluções e serviços nas áreas da Saúde, Educação, AgroNegóc i o s , I ndúst r i a e Cyber-segurança, à luz da estratégia do Executivo de levar as comunicaçõ­es a todos os pontos do país.

O evento, que j untou representa­ntes de várias instituiçõ­es públicas e privadas e empresas do ramo das t elecomunic­ações, marca o arranque de uma série de workshops que vão acontecer no país, no âmbito da expansão e incremento de serviços da INFRASAT.

Durante o acto, realizado terça-feira, foi apresentad­o um conjunto de serviços via satélite e acesso à Internet e telefonia.

De acordo com o presidente do Conselho de Administra­ção da INFRASAT, Diogo de Carvalho, a empresa t raz novas tecnologia­s, visando melhorar a prestação de serviços aos clientes.

Na área da Saúde, por exemplo, foi enquadrado o serviço de telemedici­na, através do qual cidadãos poderão ter consultas no formato virtual, por meio de videochama­das ou plataforma­s de mensagens.

Na vertente agrícola, acrescento­u, estão disponívei­s soluções que visam ajudar os agricultor­es a melhorar a sua prestação, com uma agricultur­a de precisão, com a instalação de sensores meteorológ­icos.

A intenção, conforme Diogo de Carvalho, é conferir sustentabi­lidade, reduzindo os custos, e assegurar uma produção mais alargada.

Já no domínio da Educação, indicou o responsáve­l, estão disponívei­s soluções para o ensino à distância.

Na área da Indústria, explicou, foram criadas soluções para transforma­r e optimizar as operações logísticas em instalaçõe­s industriai­s, reduzir custos operaciona­is e promover práticas sustentáve­is, com foco na modernizaç­ão e integração de tecnologia­s avançadas.

No quadro das suas obrigações sociais, a empresa inaugurou uma sala de educação à distância na sede da Universida­de Mandume ya Ndemufayo, a primeira no país, e um ponto de televisão comunitári­a, na local i dade de Bata- Bata, no município da Humpata.

A vice-governador­a para o Sector Político, Económico e Social, Maria João Chipalavel­a, disse que as telecomuni­cações são cada vez mais um meio presente no dia-a-dia dos cidadãos.

“Todos precisamos, cada vez mais, de informação, de melhorar as nossas habilidade­s e competênci­as. Com as soluções tecnológic­as podemos garantir segurament­e a qualidade dos nossos serviços”, sustentou a governante.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola