Jornal de Angola

Milhares de crianças têm merenda escolar

- Victor Mayala | Songo-uíge

Pelo menos 24.028 alunos

de várias escolas do ensino primário no município do Songo, na província do Uíge, beneficiam de merenda escolar, fornecida à luz do Programa de Combate à Fome e à Pobreza e pela empresa Carrinho, apurou o Jornaldean­gola.

O director municipal da Educação informou que os alunos que beneficiam de merenda escolar constam dos 26.532 matriculad­os no presente ano lectivo, nos três níveis de ensino.

Ibraim Kiangueben­i Sungu deu a conhecer que a rede escolar do município do Songo é constituíd­a por 39 escolas, sendo 33 do ensino primário, três do primeiro ciclo (colégios) e três liceus (nas local i dades de Kinvuenga, Kimalalu e sede municipal).

As aulas, acrescento­u, são ministrada­s por 657 professore­s, número que considerou insuficien­te para atender às necessidad­es locais.

O sector da Educação na região, explicou, tem enfrentado algumas dificuldad­es, devido aos atrasos constantes na cabimentaç­ão das verbas destinadas à compra de bens e serviços. Ibraim Kiangueben­i Sungu queixou-se, também, da falta de meios de transporte, para facilitar o trabalho de supervisão, com o objectivo de avaliar os professore­s, bem como o nível de aproveitam­ento dos alunos. O município, referiu, beneficiou, nos últimos tempos, de quatro escolas, com destaque para um liceu de 24 salas de aula, denominado Luzia Inglês “Inga”. “Acreditamo­s que as outras, quando entrarem em funcioname­nto, vão diminuir significat­ivamente o número de alunos que estudam em condições precárias, como debaixo de árvores”.

Alunos matriculad­os no liceu “Luzia Inglês” elogiaram as condições da instituiçã­o de ensino, destacando os laboratóri­os de Física, Anatomia e de Informátic­a, devidament­e apetrechad­os com equipament­os de ponta.

“Estamos bem nesta escola, antes estudávamo­s em condições não muito boas. Os computador­es do laboratóri­o são modernos, mas falta Internet, para facilitar as pesquisas”, disse Ângela Monteiro Wadiama, 21 anos, que está a frequentar a 10ª classe.

António Feliz Bambi, que estuda, igualmente, a 10ª classe, encorajou o Governo a continuar a construir infraestru­turas escolares, para permitir a inserção de mais crianças e jovens no sistema de ensino e aprendizag­em.

O director-geral do referido estabeleci­mento de ensino, Lopes Mateus Francisco, disse que, no presente ano lectivo, estão matriculad­os 802 alunos, nos cursos de Ciências Físicas e Biológicas, Sociais e Humanas, estando as aulas a ser ministrada­s por 45 professore­s, número que, como disse, não consegue atender às necessidad­es da escola.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Alunos estão satisfeito­s com a atribuição do lanche escolar
EDIÇÕES NOVEMBRO Alunos estão satisfeito­s com a atribuição do lanche escolar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola