Jornal de Angola

Petróleo sobe com a escalada de ataques no Mar Vermelho

O conflito está a forçar os navios petroleiro­s a buscar rotas alternativ­as que evitem o Canal do Suez, tornando, assim, as viagens mais caras e demoradas

-

O preço do petróleo está em alta nos principais mercados internacio­nais devido aos temores de um aumento nos ataques a navios no Mar Vermelho.

O West Texas Intermedia­te (WTI), referência para os Estados Unidos, regista um aumento de 0,44%, atingindo 78,25 dólares por barril.

Enquanto isso, o Brent do Mar do Norte, óleo bruto negociado em Londres e utilizado como referência para as importaçõe­s europeias, está a subir 0,23%, alcançando 83,22 dólares.

Os rebeldes houthis do Iémen, apoiados pelo Irão, em retaliação aos conflitos em Gaza entre Israel e o Hamas, têm atacado navios no Mar Vermelho, o que está a forçar as embarcaçõe­s a buscar rotas alternativ­as que evitem o Canal do Suez, tornando, assim, as viagens mais caras e demoradas.

Entretanto, o conflito corre o risco de se agravar ainda mais, uma vez que o líder dos houthis afirmou, ontem, segundo Reuters, que a sua facção intensific­ará os ataques contra embarcaçõe­s - especialme­nte petroleiro­s - que cruzarem o Mar Vermelho e áreas adjacentes. O grupo, em solidaried­ade aos palestinos no conflito em Gaza, já implemento­u o uso de armas submarinas.

Desde Novembro do ano passado, os houthis têm lançado repetidos ataques com drones e mísseis no Mar Vermelho, Estreito de Bab el-mandeb e Golfo de Aden em apoio aos palestinos. A ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza foi desencadea­da após um ataque do Hamas em território israelita em 7 de Outubro.

Abdulmalik al-houthi afirmou em um discurso televisivo que as operações no Mar Vermelho, Mar Arábico, Estreito de Bab el-mandeb e Golfo de Aden estão em curso, aumentando em intensidad­e. O líder não forneceu detalhes sobre as armas submarinas utilizadas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola