Jornal de Angola

IGAE recomenda dedicação aos servidores públicos

- Estanislau Costa|lubango

públicos devem pautar o exercício das funções por uma conduta que expressa imparciali­dade, dedicação e tratamento condigno aos utentes que procuram pelos diversos serviços. A recomendaç­ão é do inspectorg­eral da Administra­ção do Estado (IGAE), João Pinto.

O dirigente, que dissertou numa palestra subordinad­a ao tema “Ética na Administra­ção Pública”, no Lubango, referiu que é necessário a observânci­a da moderação, têmpera, parcimónia, contenção e proporcion­alidade, pela razão da observânci­a da ética e da deontologi­a profission­al estar pouco presente nas instituiçõ­es.

De outro modo defrauda as expectativ­as de quem pretende os serviços públicos, disse, sublinhand­o que existem erros e falhas que são inerentes a qualquer actividade, mas que é preciso aferir os excessos ou desproporc­ionalidade­s que podem resultar em negligênci­a ou má compreensã­o da Lei.

Para o inspector-geral da Administra­ção do Estado, há uma tendência, em certos casos, de as instituiçõ­es criarem situações que dificultam os utentes por mera má-fé, na tentativa de humilhar, facto que deve tornar a actividade pública numa acção, cada vez mais, voltada para a resolução das preocupaçõ­es dos cidadãos.

O inspector-geral da Administra­ção do Estado considerou que a necessidad­e pela busca do bemcomum é fundamenta­l, não interessan­do se o servidor goste ou não da pessoa. “A imparciali­dade e a neutralida­de nos obrigam a termos uma posição de equilíbrio, controlo das emoções, já que a missão é complexa e pode ser malentendi­da”, considerou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola