Jornal de Angola

Puri regista 11 casos de fuga à paternidad­e

- Valter Gomes | Puri

O Gabinete Municipal do Puri (Uíge) da Acção Social, Família e I gualdade de Género registou, nos últimos cinco meses, 11 casos de fuga à paternidad­e, situação que preocupa as autoridade­s locais.

A directora do Gabinete Municipal da Acção Social, Família e Igualdade de Género disse, ontem, ao Jornalde Angola, que os implicados têm idades compreendi­das entre 20 e 30 anos.

Janete Nzumba Fiocoso acrescento­u que vários progenitor­es não cumprem com as suas responsabi­lidades paternais por vários motivos, entre os quais se destacam o fraco poder económico.

“Estamos preocupado­s com esta situação, que, nos últimos meses, está a ganhar contornos alarmantes. A situação, além de embaraçar a educação das crianças, tem impacto negativo nas famílias, que, em alguns casos, ficam desestrutu­radas”, realçou.

As queixas recebidas em relação à fuga à paternidad­e, explicou, foram resolvidas com o apoio do Gabinete Provincial da Acção Social.

“Exigimos aos pais a assumirem as suas responsabi­lidades paternais, garantindo educação, saúde, alimentaçã­o, vestuário, registo civil e habitação condigna. Na ausência destes elementos, a legislação prevê medidas sancionató­rias”, referiu, tendo sublinhado que os 11 casos de fuga à paternidad­e registados representa­m um aumento significat­ivo em relação ao período precedente, sem, contudo, ter mencionado o número de ocorrência­s.

O Gabinete Municipal da Acção Social, Família e Igualdade de Género, sublinhou, tem vindo a realizar palestras nas comunidade­s, no sentido de lembrar às famílias, sobretudo aos jovens, as consequênc­ias do abandono de crianças, bem como o seu impacto nas famílias.

“Nestas acções, estamos, também, a envolver as igrejas e autoridade­s tradiciona­is, enquanto parceiros directos do Estado”, disse Janete Nzumba, que, por último, exortou as mulheres, principalm­ente as jovens, a evitarem ter vários parceiros, sob pena de, em caso de gravidez, não terem a certeza do seu autor. O Púri fica 90 quilómetro­s a Norte da cidade do Uíge e conta com 65 aldeias e 49.145 habitantes, segundo dados do último Censo.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola