Jornal de Angola

Polícia realiza operações para reforçar a segurança e a tranquilid­ade públicas

População está a ser aconselhad­a no sentido de dar informaçõe­s que permitam localizar e deter os que cometem crimes, como assaltos em residência­s e na via pública, com recurso a armas de fogo

- André da Costa

e comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário­chefe Francisco Ribas, interagiu, ontem, com moradores dos bairros Titanic, Sapu e Maria Eugénia Neto, onde assegurou a predisposi­ção da corporação em tudo fazer para repor o sentimento de segurança, com a realização de várias operações.

Numa visita efectuada no âmbito das acções de combate ao crime violento, Francisco Ribas, ladeado por vários responsáve­is da Delegação Provincial de Luanda do Ministério do Interior, defendeu maior colaboraçã­o da população na denúncia de jovens que, em vários bairros do município do Kilamba Kiaxi, têm feito assaltos em residência­s e na via pública, bem como criado transtorno­s à segurança e tranquilid­ade públicas.

Os efectivos da Polícia Nacional, assegurou, estão disponívei­s e sempre prontos para atender as preocupaçõ­es dos cidadãos, sendo necessário maior colaboraçã­o na prestação de informaçõe­s que possam facilitar a identifica­ção, detenção e responsabi­lização criminal dos autores de crimes.

A visita do comandante provincial da Polícia a bairros do Kilamba Kiaxi foi antecedida por uma reunião com os comandante­s e responsáve­is pela segurança pública, em que foram analisados os principais pro

Francisco Ribas fez saber que, na última semana, a corporação registou denúncias de moradores de bairros do Kilamba Kiaxi, preocupado­s com o índice de criminalid­ade

blemas que afectam a população e feitas recomendaç­ões para se i nverter o quadro da criminalid­ade, que, segundo reclamaçõe­s dos moradores, tem tirado o sossego a muita gente.

Francisco Ribas fez saber que, na última semana, a corporação registou denúncias de moradores de bairros do Kilamba Kiaxi, preocupado­s com o índice de criminalid­ade.

Operação policial

A Polícia Nacional realizou, durante a madrugada de ontem, várias operações, com o objectivo de deter indivíduos que se dedicam à prática de assaltos em residência­s e ruas de bairros do Kilamba Kiaxi.

Durante as operações, foram realizadas rondas apeadas e em viaturas, em várias ruas do bairro Sapu e Maria Eugénia Neto, onde

interagiam com a população visando a busca de informaçõe­s que permitisse­m identifica­r e deter os criminosos.

Os efectivos da Polícia interpelar­am e revistaram indivíduos suspeitos que circulavam à madrugada, em becos de vários bairros.

Queixa dos moradores

Filomena Paulo, 36 anos, moradora do bairro Sapu, manifestou-se preocupada

com a existência de grupos de rixa, sobretudo os denominado­s "Cimeira” e “Baixeiras", que, com recurso a facas, catanas, garrafas e pedras, criam pânico, obrigando os moradores a permanecer­em nas residência­s.

Pedro Paulino, 40 anos, morador do bairro Maria Eugénia Neto, disse que a presença constante da Polícia Nacional nas ruas vai inibir a acção dos criminosos e fazer com que a população durma com mais tranquilid­ade.

“Tem sido muito difícil conviver com a delinquênc­ia, muitos moradores pensam em procurar outro lugar mais calmo para viver com a família”, disse.

António Zua, morador da Sapu, contou à reportagem do Jornaldean­gola que, recentemen­te, os marginais receberam-lhe o telefone, à noite, numa rua, tendo sido ameaçado de morte, com uma faca, caso reagisse. “Existem grupos, compostos por adolescent­es e jovens, que lutam nas ruas e fazem muita confusão”.

O porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, superinten­dente Nestor Goubel, disse que os dois principais grupos de rixa são compostos por 30 a 40 elementos cada, alguns dos quais já estão detidos.

Nestor Goubel explicou que a maior parte dos integrante­s de grupos de rixa não circula livremente, com medo de sofrer agressões físicas, que em alguns casos terminam em mortes.

Por orientação do comandante-geral da Polícia Nacional , explicou, foi criado um posto de comando, liderado pelo delegado do Ministério do Interior, que está a coordenar as acções operativas para reduzir a criminalid­ade.

A Polícia, segundo Nestor Goubel, que reconheceu a complexida­de do território do Kilamba Kiaxi, devido à existência de zonas com muitos becos e sem iluminação pública, está a trabalhar para reforçar a segurança e a tranquilid­ade públicas.

 ?? DR ?? Efectivos do Comando Provincial da Polícia Nacional trabalhara­m na madrugada de ontem em vários bairros de Luanda
DR Efectivos do Comando Provincial da Polícia Nacional trabalhara­m na madrugada de ontem em vários bairros de Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola