Jornal de Angola

Angola defende realização efectiva de todas as pessoas com deficiênci­a

Secretária de Estado para as Relações Exteriores realça necessidad­e de esforço conjunto com vista a garantir a participaç­ão e inclusão das pessoas com deficiênci­a

-

A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, afirmou, ontem, em Genebra, na Suíça, que o Conselho de Direitos Humanos e outras instituiçõ­es do Sistema das Nações Unidas devem continuar a trilhar o caminho para a realização efectiva de todos os direitos das pessoas com deficiênci­a.

Esmeralda Mendonça falava durante a 55ª Sessão do Conselho dos Direitos Humanos, no Painel de Alto Nível, que teve como tema central “Aproveitar os esforços multilater­ais para incorporar, ampliar e concretiza­r os direitos das pessoas com deficiênci­a, com foco na participaç­ão e inclusão plena na sociedade”.

A representa­nte angolana ressaltou a necessidad­e de um esforço conjunto para garantir a plena participaç­ão e inclusão das pessoas com deficiênci­a na sociedade.

No pronunciam­ento, declarou que as três abordagens delineadas na Estratégia das Nações Unidas para a inclusão de pessoas com deficiênci­a, nomeadamen­te cidadania, igualdade e não discrimina­ção, são, igualmente, pertinente­s para a integração dos direitos das pessoas com deficiênci­a a nível nacional.

“Como Estado-parte da Convenção e onde as pessoas com deficiênci­a representa­m 2,5 por cento da população, Angola está comprometi­da com a implementa­ção das recomendaç­ões emitidas pelo Comité, através de um plano de seguimento, paralelo ao Plano Nacional de Inclusão e Apoio às Pessoas com Deficiênci­a 2023 – 2027”, disse a chefe da delegação angolana.

Esmeralda Mendonça salientou que este programa abrange uma série de acções que visam promover uma maior inclusão das pessoas com deficiênci­a em todos os sectores da sociedade angolana, i ncluindo o estabeleci­mento de mecanismos de colecta de dados e denúncia de casos de discrimina­ção, bem como o apoio e reintegraç­ão social das famílias que possuem membros com deficiênci­a.

A secretária de Estado reiterou, i gualmente, o compromiss­o de Angola com a promoção e protecção dos direitos das pessoas com deficiênci­a, enfatizand­o a importânci­a de se construir uma sociedade inclusiva, acessível para todos os cidadãos.

 ?? | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Esmeralda Mendonça ressaltou a necessidad­e de integração dos direitos das pessoas com deficiênci­a
| EDIÇÕES NOVEMBRO Esmeralda Mendonça ressaltou a necessidad­e de integração dos direitos das pessoas com deficiênci­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola