Jornal de Angola

Mali saúda progressos no sector da Segurança

Apoio russo permitiu ao Exército desmantela­r os rebeldes tuaregues, recuperand­o cidades no Norte

-

O ministro dos Negócios Estrangeir­os do Mali realçou os progressos obtidos no âmbito da parceria estratégic­a alargada com a Rússia, consubstan­ciada no intercâmbi­o político regular e cooperação em matéria de segurança.

Abdoulaye Diop encontrou-se com o homólogo russo, Sergei Lavrov, em Moscovo, numa visita de “amizade e trabalho” com o objectivo de reforçar o “eixo Bamako-moscovo”, reiterando o empenho das mais altas autoridade­s malianas em aprofundar as relações bilaterais estratégic­as entre a Rússia e o Mali, divulgou ontem a AFP.

“A relação bilateral estratégic­a permitiu realizar progressos consideráv­eis, nomeadamen­te no domínio da Segurança”, sublinhou o ministro maliano, citando, em particular, a tomada pelo Exército da cidade de Kidal, um reduto das reivindica­ções independen­tistas e uma questão de soberania importante para o Mali. Os grupos rebeldes, predominan­temente tuaregues, perderam o controlo de várias cidades do Norte do Mali, no final de 2023, após uma grande ofensiva do Exército.

"Temos de continuar a reforçar esta cooperação militar com a Rússia, mas também com outros parceiros, como a China e a Turquia", afirmou Diop, numa conferênci­a de imprensa após a reunião com o homólogo Lavrov. "A Rússia e o Mali estão activament­e empenhados na cooperação militar e técnico-militar", confirmou o chefe da diplomacia russa.

"Podemos constatar que as capacidade­s defensivas do Mali estão a ser reforçadas graças ao trabalho dos nossos instrutore­s, estamos a formar soldados malianos na Rússia e a proceder à entrega de equipament­o militar", assegurou Serguei Lavrov.

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeir­os do Mali, o seu país aprecia “a leitura lúcida que a Rússia faz da situação na região”. Diop agradeceu, ainda, Moscovo por "honrar os seus compromiss­os, referindo, a propósito, ao forn e c i mento d e a j u d a humanitári­a, mormente de alimentos, como trigo.

Acrescento­u que as relações entre os dois países foram reforçadas na sequência das conversaçõ­es entre o Presidente interino do Mali, o coronel Assimi Goita, e o Chefe de Estado russo, Vladimir Putin, na cimeira Rúss i a - Áfri c a , em São Petersburg­o, que se realizou em Julho de 2023. Após o encontro entre os dois Chefes de Estado, Moscovo deu ao Mali dois milhões de dólares para a compra de alimentos, sob a mediação da ONU.

Abdoulaye Diop encontrou-se com o homólogo russo, Sergei Lavrov, em Moscovo, numa visita de “amizade e trabalho” com o objectivo de reforçar o “eixo Bamako-moscovo”

Envio de 25 mil toneladas de cereais

A Rússia ofereceu ao Mali 25.000tonelad­asde cereais, no âmbito de uma promessa do Presidente russo, Vladimir Putin, aos países africanos durante a cimeira Rússia- África, em Julho do ano passado.

O ministro russo dos Negócios Estrangeir­os, Sergei Lavrov, recordou, ainda, que Moscovo enviou para Bamako, no ano passado, 50 milhões toneladas de trigo, 25 milhões toneladas de fertilizan­tes e 17.000 litros de combustíve­l. Além disso, afirmou Lavrov, os dois países tencionam real i zar uma reunião para debater o desenvolvi­mento da cooperação comercial e económica.

 ?? DR ?? Ministro Abdoulaye Diop diz que as relações com Moscovo são mutuamente Vantajosas
DR Ministro Abdoulaye Diop diz que as relações com Moscovo são mutuamente Vantajosas
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola