Jornal de Angola

Estudantes angolanos divulgam investigaç­ão médico-científica

- António Cristóvão |

A capital angolana, Luanda, acolheu, nos dias 23 e 24 de Fevereiro, o 1º Congresso Angolano de Divulgação Médico-científica, organizado pelo Núcleo de Invest i g a ç ã o Ci e nt í fica do s Estudantes de Saúde de Angola (NICESA).

O congresso reuniu, na Escola de Administra­ção e Políticas Públicas (ENAPP), mais de uma centena de participan­tes de várias regiões de Angola, membros do Governo, médicos e cientistas nacionais e estrangeir­os.

O evento destacou-se pela sua envergadur­a, qualidade e relevância dos temas discutidos. A abertura oficial ficou a cargo da Professora Doutora Maria do Rosário Bragança, ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, que reforçou o compromiss­o do Executivo em desenvolve­r a saúde pública e fortalecer o ecossistem­a de ciência, tecnologia e inovação no país.

Entre os muitos destaques do congresso, estiveram as palestras sobre “Estratégia­s Inovadoras para Eliminação de Lixo em Angola”, proferida pelo Professor Doutor Franco Mufinda, doutorado em Saúde Pública e vice-governador de Malanje para o Sector Político, Económico e Social, e sobre “Malária e Vacina Anti-malária”, onde foi prelector o Professor Doutor Filomeno Fortes, mestre em Saúde Pública e doutorado em Ciências Biomédicas.

Em destaque, também, as mesas-redondas sobre “Divulgação de Cuidados em Saúde” e “Carreiras em Saúde”, que promoveram um rico intercâmbi­o de experiênci­as entre profission­ais de renome, entre os quais o Professor Doutor Fortunato Silva, especialis­ta em Medicina Intensiva, Professora Doutora Paula Simões, doutorada em Ciências Farmacêuti­cas, Ci r u r g i ã o Cardiovasc­ular e doutorando Doutor Valdano Manuel e o doutor Paulo Ney Solari, doutorando em Saúde Pública.

Um momento particular­mente inspirador foi a apres e ntação do “Est udo MUCCUA” ao abrigo do Projecto Crescer, focado na luta contra a desnutriçã­o crónica infantil em Angola, ilustrando o potencial transforma­dor da pesquisa científica aplicada.

O congresso se destacou também por sediar competiçõe­s envolvente­s, nomead a mente o “Concurso Clínico” e o “Concurso Científico”, que visaram realçar o talento e a capacidade de inovação dos estudantes angolanos na área da Saúde.

Os prémios oferecidos incluíram oportunida­des de estágio em pesquisa e descontos significat­ivos em livrarias, com o objectivo de incentivar a excelência académica e o avanço da pesquisa científica entre os estudantes.

“Alcançamos os nossos objectivos, com uma adesão notável e a abertura de novos horizontes na interacção entre académicos e profission­ais da Saúde em Angola. Este é apenas o primeiro passo de muitos que estamos comprometi­dos em dar”, disse a coordenado­ra do congresso, Jânia Silva.

O I Encontro Angolano de Divulgação Médico-científica contou com o apoio da Aprosepi, o Projecto Crescer, o ENAPP, a Livraria Levo e a Clínica Sagrada Esperança.

O NICESA foi criado em Agosto de 2018 e se dedica à promoção da pesquisa científica entre os estudantes de saúde em Angola. Com a missão de capacitar os futuros profission­ais da saúde na investigaç­ão e inovação, o NICESA visa construir uma comunidade estudantil comprometi­da e apaixonada pela ciência, contribuin­do significat­ivamente para o avanço do conhecimen­to e das boas práticas na área da saúde em Angola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola