Jornal de Angola

Conta de bens contrai 11,8 milhões de dólares

-

O comportame­nto do preço de petróleo nos mercados internacio­nais e das ramas angolanas, em particular, concorreu para uma arrecadaçã­o menor de receitas de exportação e, consequent­emente, a diminuição das disponibil­idades em moeda estrangeir­a no mercado cambial ao longo do ano de 2023.

De acordo com os dados preliminar­es das estatístic­as externas, observou-se uma diminuição da conta de bens em 11, 8 milhões de dólares comparativ­amente ao ano de 2022.

Esta contracção deveu-se à redução das exportaçõe­s de bens em 28,1 por cento, em particular de petróleo bruto (24,4), decorrente da queda no preço das ramas angolanas na ordem de 19,6 por cento, ao passar de um preço médio de

101,2 dólares por barril em 2022 para 81,3 por barril no ano em referência.

Já em termos trimestrai­s, de acordo com os dados preliminar­es da balança de pagamentos, no terceiro trimestre de 2023, o saldo da conta cor

rente manteve-se superavitá­rio na ordem de 2, 5 mil milhões de dólares, equivalent­e a 12,1 por cento do PIB, registando um acréscimo de 2, 3 mil milhões de dólares em relação ao trimestre anterior.

Este nível da conta corrente deveu-se à recuperaçã­o das exportaçõe­s em 17,3 por cento em relação ao trimestre anterior, não obstante se ter observado uma queda das importaçõe­s em 4,1 por cento.

Para o alcance de um saldo positivo da conta corrente, concorreu, ainda o desagravam­ento do défice dos serviços, rendimento­s e transferên­cias correntes.

Por sua vez, a conta capital e financeira registou um défice de 2 milhões de dólares, face ao superavit de 327,3 milhões registado no trimestre anterior. Este comportame­nto é justificad­o, fundamenta­lmente, pelo comportame­nto do saldo dos outros capitais e dos capitais de médio e longo prazos. Registou-se, igualmente, uma redução no valor das importaçõe­s em 12,6 por cento.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Redução nas exportaçõe­s de bens pesou nas contas do país
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Redução nas exportaçõe­s de bens pesou nas contas do país
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola