Jornal de Angola

Mercado carece de cinco mil terminais multicaixa­s

- Massoxi Paxe

O país carece de cinco mil Terminais Multicaixa­s (ATM) para reduzir as enchentes de clientes nos multicaixa­s disse, em Luanda, o presidente da Comissão Executiva (PCE) da Empresa Interbancá­ria de Serviços (EMIS), José Matos.

O responsáve­l da companhia gestora da rede multicaixa­s considerou que os 3.600 ATM existentes são insuficien­tes, atendendo à dimensão geográfica e de habitante no país.

Por exemplo, em cada município a nível da província de Luanda existem cerca de 30 a 40 ATM para atender a demanda de habitantes, quando em outros municípios de outras províncias do país, há apenas três ATM para observar um número consideráv­el de clientes.

As províncias do Uíge, Bié e outras do Leste do país apresentam um quadro precário neste sentido. Em coordenaçã­o com os bancos comerciais, o Banco Nacional de Angola (BNA) criou um programa para ajudar a financiar a instalação e cresciment­o da rede de ATM com vista a minimizar as assimetria­s.

Alargament­o da rede

Quanto ao número previsto para alargar a rede, o PCE referiu que a questão depende do programa de apoio do BNA, embora sugere, no âmbito do mesmo programa, a instalação de 200 ATM, por ano, distribuíd­os em todas províncias do país.

Segundo José Matos, uma vez que as infra-estruturas permitem o processo de alargament­o da rede e os sistemas centrais estão devidament­e preparados para receber a colocação de qualquer quantidade de ATM a preocupaçã­o prende-se apenas com a energia e as comunicaçõ­es.

Em 2023, lembrou, a operadora de infra-estrutura de mercado, em termos de volume financeiro, transaccio­nou 30 por cento, e de acordo com o plano da companhia prevê-se, este ano, um volume na ordem dos 20 por cento.

Segundo avançou, o cresciment­o neste ritmo é uma acção que se tem repetido nos últimos 15 anos.

A nível dos ATM, nos últimos cinco anos, a EMIS observou um certo abrandamen­to e que já foi quebrado em 2023. O facto deveu-se à crise económica pela pandemia da Covid-19, que obrigou algumas instituiçõ­es bancárias a reduzirem as suas agências.

Sobre a inexistênc­ia de valores nos ATM, o PCA considerou a questão ser da responsabi­lidade dos bancos já que estas instituiçõ­es são as detentoras das máquinas.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Estão instalados a nível de todo o país 3.600 ATM
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Estão instalados a nível de todo o país 3.600 ATM
 ?? DR ?? PCE da EMIS, José Matos
DR PCE da EMIS, José Matos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola