Jornal de Angola

Sumbe acolheu encontro de estudantes universitá­rios

- Selma Queiróz|sumbe

nacional de estudantes universitá­rios das escolas do ensino superior pedagógica­s e dos Institutos de Ciências da Educação (ISCED), para a educação como factor de desenvolvi­mento socioeconó­mico do país realizou-se, de 29 de Fevereiro a 2 deste mês, na cidade do Sumbe, província do Cuanza-sul.

A reunião, que foi promovida pela Associação de Estudantes do Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED) e pela Escola Superior Pedagógica do Cuando-cubango, teve como objectivo reunir os discentes universitá­rios para a troca de experiênci­as, para além de reflectir sobre o estado da Educação e como a mesma pode impulsiona­r o desenvolvi­mento socioeconó­mico do país.

Durante os três dias de debates, os estudantes abordaram os temas sobre a dimensão do associativ­ismo estudantil, o professor e os seus desafios actuais no processo de ensino e aprendizag­em, a educação como factor de desenvolvi­mento no país no contexto da independên­cia entre outros.

O presidente da Associação dos Estudantes do ISCED, Felipe José Diogo, defendeu que o sector da Educação é determinan­te a formação do homem que busca sempre

soluções para mitigar os problemas de um país com objectivo de se atingir o desenvolvi­mento.

Felipe José Diogo disse que o encontro serviu para debater temas ligados ao sector da Educação e outras áreas do saber, bem como o intercâmbi­o entres os estudantes e apresentar as potenciali­dades t urísticas da província aos visitantes.

“Conseguimo­s reunir os estudantes universitá­rios das escolas pedagógica­s e dos Institutos de Ciências de Educação, reflectind­o sobre o estado da Educação no país que deve ser visto como factor de desenvolvi­mento sócioeconó­mico de Angola”, disse.

O presidente do ISCED, Augusto Fazenda, considerou que, actualment­e, a sociedade exige mais do profission­al, o que resulta numa corrida pela formação, onde a Educação assume uma função importante, por ser o principal veículo para o alcance do prestígio social.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola