Jornal de Angola

Associação das Seguradora­s aborda adesão aos produtos

-

Seguradora­s de Angola (ASAN) realiza, hoje, Luanda, uma conferênci­a de imprensa para lançar uma campanha de sensibiliz­ação dos automobili­stas e sociedade em geral para a importânci­a do seguro automóvel e a utilização da declaração amigável.

O evento decorre numa altura em que os indicadore­s oficiais estimam existirem cerca de dois milhões de automóveis nas estradas e apenas cerca de 366 000 (apenas 18,30 por cento) dos veículos segurados em circulação até Dezembro de 2023 tinham subscrição de seguros.

Na visão da Associação de Seguradora­s de Angola ( ASAN), que promove o encontro, é imperativo que os automobili­stas sejam sensibiliz­ados para a adesão ao seguro e à utilização Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA).

Para o efeito, a ASAN está a tomar medidas proactivas para educar e promover a adesão a estas ferramenta­s.

Para eles, o encontro com a imprensa não é apenas um evento, mas um apelo à acção para estradas mais seguras e medidas eficientes de protecção dos automobili­stas.

“Esta iniciativa não se destina apenas a simplifica­r o processo de sinistros, mas também a promover uma cultura de responsabi­lidade e cooperação entre os condutores, diminuindo os sinistros, aumentando a adesão ao seguro automóvel, salvando vidas e promovendo a saúde financeira das famílias”; lê-se numa nota.

O sector dos seguros registou um volume de negócios de 34.443 milhões de kwanzas em 2023, com 20 seguradora­s a partilhare­m uma quota de mercado de 9,25 por cento.

Actualment­e, a taxa de sinistrali­dade foi estimada em 60,03 por cento, com 17.549 sinistros abertos e 13.780 encerrados, o que dá uma taxa de encerramen­to de 78,52 por cento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola