Jornal de Angola

Bengo acolhe Conferênci­a Provincial sobre a Produção do café na Açucareira

-

Bengo promove na quinta-feira, 7, na cidade de Caxito, uma Conferênci­a Provincial sobre a Produção do Café. A ideia é resgatar a mística do cultivo do “bago vermelho”, que já dominou a economia nacional.

O evento vai decorrer no auditório “General Foguetão”, na Açucareira, e tem como objectivo divulgar as potenciali­dades da cultura do café robusta. Visa também criar um espaço de intercâmbi­o de experiênci­as entre países produtores. O regresso à produção do café em grande escala no Bengo é visto com “bons sinais”, uma vez que o país já ocupou o terceiro lugar na produção mundial.

A aposta na revitaliza­ção da produção do café, na província do Bengo, passa pelos

municípios do Triângulo dos Dembos, que inclui o Bula Atumba e Pango Aluquém, locais em que estão disponívei­s grandes fazendas, água em abundância, e mão-de-obra para o efeito.

A Primeira Conferênci­a,

nos vários painéis de debate, vai discutir temas como o “Papel da Cooperativ­a de Recafé, no relançamen­to da cultura do café na província do Bengo”, a “Experiênci­a da empresa JMV da Gabela”, a “Torra de café, um caso de

sucesso”, a “Experiênci­a da empresa Angonabeir­o”, “Cadeias de valores, “Processame­nto e Comerciali­zação do Café Feito em Angola”.

O debate abordará, ainda, o papel da banca angolana e fundos de desenvolvi­mento no relançamen­to da cultura do café no Bengo.

No histórico, a produção do café teve o início no continente africano, concretame­nte na Etiópia, mas foi a Europa que se responsabi­lizou em difundir o consumo em todo mundo.

Em Angola, o café já é cultivado desde os primórdios de 1835 nas províncias do CuanzaNort­e e Cuanza-sul, nos municípios do Cazengo (1890)e Amboim (desde 1905) e também em Cabinda.

 ?? ?? “Terra da banana” aposta tudo na retoma da era do café
“Terra da banana” aposta tudo na retoma da era do café

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola