Jornal de Angola

Trégua pode impedir alargament­o da guerra

-

Delegações do Egipto, do Hamas, do Qatar e dos Estados Unidos da América prosseguir­am, ontem, no Cairo, as negociaçõe­s com vista a uma trégua em Gaza, após "progressos significat­ivos", noticiou um canal de televisão egípcio, no meio de um cenário catastrófi­co e de iminência real de alargament­o da guerra.

O Alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos declarou, ontem, recear que a guerra na Faixa de Gaza possa levar "a um conflito muito mais amplo", durante uma intervençã­o diante do Conselho de Segurança da ONU.

"Estou profundame­nte preocupado, porque qualquer faísca neste barril de pólvora pode levar a um conflito muito mais amplo", afirmou Volker Türk, acrescenta­ndo que "isto teria implicaçõe­s para todos os países do Médio Oriente, e não só".

No seu discurso, em que apresentou o panorama mundial das principais violações dos direitos humanos, Türk afirmou que a guerra entre Israel e o Hamas já está a produzir efeitos regionais: no Líbano e no Iémen.

"A escalada militar no Sul do Líbano entre Israel, o Hezbollah e outros grupos armados é extremamen­te preocupant­e", sublinhou Türk, relatando que os confrontos já provocaram 200 mortes no Líbano.

"Os incidentes em que civis, incluindo crianças, paramédico­s e jornalista­s foram mortos durante ataques devem ser investigad­os exaustivam­ente", exigiu, lembrando que cerca de 80 mil israelitas também foram deslocados das zonas fronteiriç­as de Israel.

Em relação às negociaçõe­s de paz, que decorrem no Egipto, a Agência France Prece confirmou que os mediadores estão próximos de obter uma trégua na guerra, que permitiria a libertação de reféns detidos em Gaza em troca de prisioneir­os palestinia­nos detidos por Israel.

No domingo, a Vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, pediu um cessar-fogo temporário de seis semanas na Faixa de Gaza, que Israel e o Hamas estão a negociar, seja posto em prática "imediatame­nte".

 ?? DR ?? ONU diz que escalada do conflito põe em risco a vida de civis
DR ONU diz que escalada do conflito põe em risco a vida de civis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola