Jornal de Angola

Suspeitas de peste suína em fazendas do Bengo

- António Canepa | Caxito

Casos suspeitos de peste suína africana foram detectados, nos meses de Janeiro e Fevereiro, nas fazendas Taona e Gronly, respectiva­mente, do Quicabo e do Perímetro Irrigado Caxito Rega, município do Dande, de acordo com informaçõe­s obtidas do Departamen­to do Bengo dos Serviços de Veterinári­a de Angola (SVA) que também apontam, para a retirada da carne da espécie do mercado da província.

A chefe dos Serviços de Veterinári­a, Ana Maria Fita, disse ao Jornal de Angolaque as suspeitas foram notificada­s pela Administra­ção Comunal do Quicabo e do Perímetro Irrigado de Caxito Rega, com relatos da existência de uma doença estranha que estava a dizimar os suínos.

Técnicos dos SVA foram imediatame­nte despachado­s para a Fazenda Gronly, do Perímetro I rrigado Caxito Rega, e, pelas caracterís­ticas clínicas da doença, concluíram que pode se tratar da peste suína, decidindo ordenar a desinfesta­ção imediata das pocilgas, bem como o uso de rodalúvios e pelúvios.

As medidas consistem na desinfesta­ção dos pés pelo pessoal que frequenta a fazenda, bem como das rodas das viaturas ao entrar para as fazendas, além da incineraçã­o das carcaças dos animais mortos, proibição da circulação de suínos e o abate de todos os animais infectados.

Um acompanham­ento sanitário está em curso para ver se são registados mais casos em outras fazendas ou por criadores singulares, para determinar definitiva­mente se se está diante de um surto da peste suína africana.

Interdição do comércio

Os Serviços Veterinári­os vão continuar a acompanhar as medidas tomadas e implementa­das e a retirar a carne suína dos mercados, alertando a população de que a carne infectada não pode ser consumida, apesar de a doença não ser contagiosa para os humanos.

“Há a possibilid­ade de as populações comerciali­zarem esta carne. Por isso, estamos a trabalhar com os mercados e polícia para a retirada deste produto dos locais de venda, para evitar a circulação do vírus que causa a doença", afirmou a chefe dos SVA do Bengo.

 ?? ?? Chefe dos Serviços de Veterinári­a do Bengo, Ana Maria Fita
Chefe dos Serviços de Veterinári­a do Bengo, Ana Maria Fita

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola