Jornal de Angola

Conflitos geopolític­os afectam o comércio

- Armindo Pereira| Pequim

do Comércio da China, Wang Wentao, revelou, ontem, durante uma conferênci­a de Imprensa, em Pequim, medidas para contrapor as perspectiv­as "muito graves" em termos de comércio, em consequênc­ia dos conflitos geopolític­os.

Wentao avançou o plano que visa incentivar o comércio de bens de consumo, com foco especial em automóveis, electrodom­ésticos e artigos de decoração, como parte de uma abordagem abrangente para estimular o consumo interno.

O ministro manifestou confiança no f uturo do comércio entre a China e o resto do mundo, tendo em conta os esforços para subir na cadeia de valor global através da inovação ou para abrir o seu mercado a produtos estrangeir­os, segundo dados partilhado­s na imprensa internacio­nal.

Na ocasião, Wentao destacou que os mercados automotivo­s, de electrodom­ésticos e de móveis domésticos na China são extensos, mas muitos produtos estão em processo de envelhecim­ento, resultando em alto consumo de energia e emissões, além de apresentar­em riscos de segurança devido ao uso prolongado.

Durante o evento, que reuniu mais de 200 jornalista­s, no Centro de Média da capital chinesa, entre nacionais e internacio­nais, o governante afirmou que há um "período concentrad­o de procura potencial de substituiç­ões".

A promoção do comércio de bens de consumo, baseada na participaç­ão voluntária, é considerad­a uma medida poderosa para impulsiona­r o cresciment­o económico e consolidar a trajectóri­a de recuperaçã­o. Além disso, o ministro enfatizou que essa estratégia visa promover um desenvolvi­mento de alta qualidade a longo prazo.

Para a l c a nçar e s s e s objectivos, Wang Wentao anunciou que serão implementa­dos esforços para estabelece­r um mecanismo eficiente que incentive os consumidor­es a substituir produtos antigos de maneira mais fácil e a estarem mais dispostos a adquirir novos itens.

Em relação ao consumo de serviços, Wang observou o rápido desenvolvi­mento testemunha­do nos últimos anos. O ministro indicou ainda que, de 2013 a 2023, a proporção da despesa de consumo per capita destinada aos serviços aumentou significat­ivamente, passando de 39,7 para 45,2 por cento.

 ?? DR ?? Ministro chinês Wentao partilha perspectiv­as de cresciment­o
DR Ministro chinês Wentao partilha perspectiv­as de cresciment­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola