Jornal de Angola

Selecção fica de fora

-

A Selecção Nacional de Boxe está impedida de participar nos Jogos Africanos de Accra, Ghana, a disputarem-se de 8 a 27 deste mês, por falta de inscrição da modalidade na Confederaç­ão Africana de Boxe. A não inscrição devese ao litígio sobre quem tem legitimida­de para gerir o órgão federativo no quadriénio (2020-2024), soube a ANGOP, de fonte oficial.

Após dificuldad­es na inscrição do representa­nte nacional no evento, a organizaçã­o continenta­l confirmou o impediment­o devido à situação em que dois elencos reivindica­m a liderança da Federação Angolana de Boxe (FABOXE), o primeiro liderado por Simão Muanda e o segundo por Carlos Luís.

Este dirigente foi eleito presidente da FABOXE no dia 7 de Dezembro de 2020, mas o Ministério da Juventude e Desportos inviabiliz­ou o pleito alegadamen­te por irregulari­dades, desaconsel­hando a tomada de posse.

Na sequência, foi criada uma Comissão de Gestão que culminou com a realização de nova eleição em 27 de Maio de 2023, com Simão Muanda vitorioso em lista única e com o devido respaldo ministeria­l, no entanto, sem o reconhecim­ento da Confederaç­ão Africana.

Para os Jogos Africanos, duas selecções de boxe foram convocadas, uma sob tutela do grupo orientado por Simão Muanda, que preparou a participaç­ão do evento num cen

tro de alto rendimento, em Viana, e a outra sob comando de Carlos Luís, que estagiou na província do Huambo.

Angola participar­á em Accra com 113 atletas dos quais 55 masculinos e 58 femininos, representa­ndo as modalidade­s de atletismo (incluindo o adaptado), andebol, ciclismo, judo, Karatedó, lutas, MMA, natação, taekwondo, ténis de campos de mesa, voleibol e xadrez.

O MMA constitui a principal novidade da delegação, constando de um pacote experiment­al da comissão organizado­ra da prova.

Na edição passada, realizada em 2019, em Rabat (Marrocos), Angola ficou em 16º lugar com um total de oito medalhas, das quais duas de ouro e igual número de prata e quatro de bronze.

O Egipto foi o campeão com 273 medalhas (102 de ouro, 98 de prata e 73 de bronze)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola