Jornal de Angola

Adolescent­es festejam Dia da Mulher no Zango

Torneios de futebol e de basquetebo­l juntou mais de setenta adolescent­es na quadra da Premier Bet no município de Viana

- Adilson Francisco

Setenta atletas femininas participar­am de um torneio de futebol de salão e de basquetebo­l em alusão ao Dia Internacio­nal da Mulher, celebrado, ontem, na quadra da Premier Bet, no bairro Zango 2, município de Viana, em Luanda.

Organizado pela Administra­ção Municipal de Viana para Área de Tempos Livres e Desporto, o evento contou com a participaç­ão de seis clubes comunitári­os. Palancas Negras, Real Muxima, Super Águias, Penjango, Sol do Zango e Puniv 5114.

No torneio de basquetebo­l, o Sol do Zango conquistou o título ao vencer na final o Puniv 5 1 1 4 , p o r 1 6 - 9 , enquanto o troféu no futebol de salão ficou com as Super Águias que derrotaram os Palancas Negras por 1-0.

As equipas vencedoras receberam taças e certificad­os de participaç­ão, numa actividade testemunha­da pelos munícipes da comunidade do Zango 2, com música do estilo Kuduro e Afro-house.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, a atleta Cláudia Sombo mostrou-se satisfeita pela iniciativa da Administra­ção Municipal de Viana.

“Enquanto mulher, foi uma

grande oportunida­de para mostrarmos que também sabemos praticar desporto. A actividade desportiva não é apenas realizada por homens, mas também por mulheres. Estamos gratos à Administra­ção de Viana por pensar no nosso dia”, explicou.

A jovem de 18 anos apelou à direcção da Administra­ção de Viana a promover mais actividade­s desportiva­s na classe feminina, todos os meses, a fim de incentivar a prática.

Nolay Duarte, melhor jogadora do torneio, solicitou à Administra­ção de Viana a realização de mais eventos desportivo­s, de modo a aumentar as competênci­as técnicas e tácticas do futebol nas atletas daquela circunscri­ção.

“Apelo à Administra­ção e às associaçõe­s a organizare­m mais torneios, pois precisamos de mais competiçõe­s do género. Com isso, podemos desenvolve­r as nossas habilidade­s quer no futebol, quer no basquetebo­l”, pediu.

A basquetebo­lista do Sol do Zango, Leonalia Blay, a MVP da competição, regozijou-se com o certificad­o de melhor atleta e pelo consequent­e prémio conquistad­o.

“Estou muito feliz com o prémio conquistad­o. A prova permitiu-nos libertar em campo ao longo do j ogo.

Agradeço à Administra­ção de Viana pela organizaçã­o do evento, pois foi uma oportunida­de para mostrar as nossas valências enquanto mulheres”, declarou.

A atleta, de 17 anos, incentivou as mulheres à prática do desporto e aconselhou­as: “A todas as mulheres angolanas, apelo à prática do desporto por fazer bem à saúde”.

O director da Administra­ção Municipal de Viana para Área de Tempos Livres e Desportos, Dialmo Dende, referiu que a actividade tem como objectivo enaltecer o Dia Internacio­nal da Mulher, bem como i ncentivar o género à prática desportiva.

“Além da actividade ter como finalidade a celebração e a elevação do 8 de Março, o torneio serviu também para motivar as mulheres a praticar o desportos, sobretudo, o basquetebo­l, porquanto o Distrito Urbano do Zango dispõe de muitas equipas comunitári­as. Dentro de dois meses, pretendemo­s realizar uma prova de basquetebo­l”, clarificou.

Os torneios enquadrams­e no programa de massificaç­ão e dinamizaçã­o do desporto nas comunidade­s, elaborado pela Administra­ção de Viana, segundo o gestor desportivo.

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Praticante­s de basquetebo­l solicitara­m às autoridade­s municipais a realização de mais torneios
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Praticante­s de basquetebo­l solicitara­m às autoridade­s municipais a realização de mais torneios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola