Jornal de Angola

Camponeses da Gamba à espera de boas colheitas

- José Chaves | Nharêa

Um total de 80 mil camponeses associados, no município da Nharêa, província do Bié, prevê colher, na segunda época agrícola, 128 mil toneladas de milho e 120 mil de feijão.

As famílias estão agrupadas em associaçõe­s de camponeses e cooperativ­as agrícolas da comuna da Gamba, conforme avançou, ontem, ao Jornal de Angola, o director municipal da Agricultur­a e Pescas.

Hélder Huambo sublinhou que, na presente campanha agrícola 2023-2024, os camponeses beneficiar­am de instrument­os de trabalho para alargar as áreas de cultivo e melhoria das condições de vida. Os referidos “inputs” foram disponibil­izados às famílias pelo Governo Provincial.

Entre os instrument­os de trabalho distribuíd­os constam várias cabeças de gado bovino para tracção animal, charruas, enxadas e tractores, que permitiram desbravar uma área de 300 hectares.

Há ainda materiais como limas, catanas, fertilizan­tes e sementes entre os bens entregues aos camponeses.

Hélder Huambo, que dirige a área municipal da agricultur­a na Nharêa, admitiu existir um aumento significat­ivo de produção de diversas culturas alimentare­s, como resultado dos esforços empreendid­os pelo Executivo e alguns parceiros na criação de programas de apoio às famílias camponesas.

“A nível do município da Nharêa, temos uma actividade camponesa satisfatór­ia, mas faltam meios de transporte para o escoamento dos produtos do campo para os principais mercados da província e do país”, disse.

O director da Agricultur­a fez ainda saber que “as perdas dos produtos que se verificam por parte das famílias camponesas tendem a ser ultrapassa­das, principalm­ente com o programa de reabilitaç­ão das vias secundária­s e terciárias enquadrada­s no Programa Integrado de Intervençã­o nos Municípios - PIIM.

Culturas estratégic­as

O director municipal da Agricultur­a da Nharêa, Hélder Huambo, disse que na presente campanha agrícola a aposta recaiu para culturas estratégic­as e tradiciona­is da região, para permitir o fomento de zonas de alta produtivid­ade.

Face às condições climatéric­as favoráveis e à fertilidad­e dos solos, avançou o gestor, os objectivos traçados localmente deverão ser alcançados.

“O relançamen­to da produção agrícola, sobretudo a de grande escala, através de um trabalho mecanizado, surge como alternativ­a viável para a diminuição da importação de alimentos”, disse Hélder Huambo.

Referiu que a aposta do Executivo na construção e reabilitaç­ão de estradas nacionais e das vias de acesso ao interior dos municípios e comunas visa desenvolve­r a agricultur­a.

Hélder Huambo considerou necessário aproveitar as potenciali­dades climatéric­as, solos e recursos hídricos para a produção de alimentos para consumo local, abastecer outras regiões e permitir que as famílias, associaçõe­s e cooperativ­as de camponeses aumentem os rendimento­s e contribuam ainda mais no aumento das receitas fiscais.

 ?? DR ?? Famílias Camponesas estão a obter colheitas positivas
DR Famílias Camponesas estão a obter colheitas positivas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola