Jornal de Angola

Oportunida­des de investimen­to abordadas no Fórum de Negócios

- Geraldo Quiala | Pequim

Uma reuniãopre­paratória do Fórum de Negócios AngolaChin­a decorreu, quarta-feira, em Pequim, inserida na visita de Estado do Presidente da República, João Lourenço, ao “gigante” asiático, no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.

As delegações das partes avaliaram as oportunida­des de investimen­to em diversos sectores, entre os quais a Agricultur­a, em que os empresário­s acreditam ser uma alavanca fundamenta­l se forem dedicadas grandes apostas.

Aguarda- se, por i sso, pelo ponto mais alto aos homens de negócios, virados para a Agricultur­a, quando for assinado o protocolo, nesta área, pelos dois Governos.

A este propósito, Arlindo Rangel, presidente do Conselho de Administra­ção da Agência de Investimen­to Privado e Promoção das Exportaçõe­s (AIPEX) considerou, após a reunião, necessária a viragem e dizer ao mundo, sobretudo à China, que Angola dá muita atenção à segurança alimentar.

Construção civil

A par da Agricultur­a, Comércio e Hotelaria, a China tem uma f orte presença de empresário­s em Angola que actuam no sector da Construção Civil. Desde 2010, a China participa na construção e na reconstruç­ão de infra-estruturas, como estradas, pontes, centrais hidroeléct­ricas, hospitais, escolas e edifícios habitacion­ais.

Em relação ao volume das exportaçõe­s e das importaçõe­s, de Janeiro a Outubro de 2023, a exportação de Angola para a China foi de 19,79 mil milhões de dólares, incluindo petróleo (19,66 mil milhões), pedras preciosas (62,57 milhões), produtos de alumínio (20,64 milhões), minério de areia ( 20,26 milhões) e cobre (20,24 milhões).

Quanto às importaçõe­s da China, estas fixaram-se em 3,32 mil milhões de dólares.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Arlindo Rangel disse que Angola presta atenção à segurança alimentar
EDIÇÕES NOVEMBRO Arlindo Rangel disse que Angola presta atenção à segurança alimentar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola