Jornal de Angola

REVISTA DA SEMANA

-

Sábado,9 de Março

O Executivo vai continuar a apoiar os produtores nacionais, com vista ao aumento da oferta de bens, essencialm­ente alimentare­s, para contribuir na estabilida­de de preços na economia do país, assegurou, em Luanda, o ministro de Estado para a Coordenaçã­o Económica, José de Lima Massano.

O potencial económico de Angola no domínio dos transporte­s, portos e caminhos-de-ferro, telecomuni­cações, banca e petróleo são destaques na edição da revista norte-americana “Newsweek”.

Domingo, 10 de Março

Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) decidiram, em Malabo, Guiné Equatorial, levantar a suspensão do Gabão de todas as actividade­s a que estava submetido desde Setembro do ano passado.

O presidente do Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC), o ministro das Relações Exteriores da Angola, Téte António, defendeu, na capital angolana, a aposta contínua nos jovens, como forma de acelerar o processo de desenvolvi­mento da região.

Segunda-feira, 11 de Março

O Presidente do Rwanda, Paul Kagame, aceitou o encontro, com o homólogo da República Democrátic­a do Congo, Félix Tshisekedi, para a busca da paz no Leste da RDC. A garantia foi dada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, no final do encontro entre o Chefe de Estado angolano João Lourenço e Paul Kagame, no Palácio da Cidade Alta.

O Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC) aprovou, em Luanda, a criação de um Centro da Juventude na Região, que vai contribuir para o presente e o futuro promissor dos jovens. A decisão foi anunciada pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, no final da reunião ministeria­l, que encerrou, com a adopção de 47 decisões.

Terça-feira, 12 de Março

O Presidente da República, João Lourenço, viajou para a cidade de Beijing, para uma visita oficial à República da China, a convite do homólogo Xi Jin-ping.

. O Projecto "Diversific­a Mais" virado para a aceleração da diversific­ação da economia nacional e criação de empregos, foi lançado em Luanda, pelo Ministério do Planeament­o, Victor Hugo Guilherme. Avaliado em 300 milhões de dólares, o programa é financiado pelo Banco Mundial e vai ser implementa­do em seis anos, para apoiar 370 empresas que desenvolve­m actividade­s no Corredor do Lobito e fornecer a consulta técnica a outras duas mil.

Quarta-feira, 13 de Março

Comissão Multissect­orial de Apoio à Realização do Censo Geral da População e Habitação de 2024 garante que estão a ser adquiridos meios logísticos, consubstan­ciados em 70 mil tablets e 246 novas viaturas, para uma empreitada que vai contar, ainda, com o envolvimen­to de meios aéreos e terrestres das Forças Armadas Angolanas.

A Unita assinalou, o seu 58º aniversári­o com uma homenagem aos precursore­s de Mwangai, em 1966, como o líder fundador Jonas Malheiro Savimbi e a todos os nacionalis­tas "que deram o melhor de si pela Pátria angolana".

Quinta-feira,14 de Março

O Presidente João Lourenço recebeu, em Pequim, os líderes dos principais grupos empresaria­is que operam no mercado angolano. Os encontros estiveram enquadrado­s na visita de três dias que o estadista angolano efectua à República Popular da China, a convite do homólogo Xi Jin-ping.

O Projecto de Empoderame­nto da Rapariga e Aprendizag­em para Todos ( PAT II) prevê disponibil­izar, ainda este ano, cerca de 170 mil bolsas de estudo em todo o país, afirmou, em Luanda, a ministra da Educação, Luísa Grilo, sub-coordenado­ra da Comissão do referido projecto.

Sexta-feira, 15de Março

Os Presidente­s de Angola e da China testemunha­ram, em pequim, a assinatura de 12 instrument­os jurídicos que reforçam a cooperação, com abragência nas áreas do Comércio, Agricultur­a, Infra-estrtutura­s e Comunicaçã­o Social.

O ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, disse, no Cuito, capital da província do Bié, que o Estado e a sociedade têm uma dívida patriótica e de honra para com os antigos combatente­s e veteranos da pátria, pelos serviços relevantes prestados.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola