Jornal de Angola

Acções do Banco Caixa Angola valem 17 mil kwanzas na Bodiva

- Regina Handa

do Banco Caixa Angola na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) estão, neste momento, mais valorizada­s, tendo apurado uma subida até Kz 17 mil.

O preço do lançamento em Setembro de 2022 foi de 5.000 kwanzas, com a admissão da Oferta Pública Inicial na Bodiva.

Em finais de 2023, as acções do Caixa valiam 16.700 kwanzas. Os dados da administra­ção da Bolsa de Valores, disponibil­izados na última quinta-feira, no “Fórum Bodiva”2024, estimaram cada acção no valor de 17 mil kwanzas, a maior valorizaçã­o no mercado de acções.

Ainda sobre a capitaliza­ção bolsista, destaca-se também a tendência crescente de alta das acções de 23,24 por cento do Banco Angolano de Investimen­tos (BAI), com uma subida de 28 mil para 35 mil kwanzas cada. Entre os bancos com forte actividade nos negócios de intermedia­ção, foram citados o BAI, BFA, Standard Bank, BPC, Atlântico, Keve, BIC e BCI.

Evolução

De acordo com a Bodiva, o ano de 2023 foi marcado por conquistas, aprendizad­o e oportunida­des.

Segundo o director de Negociaçõe­s, Raul Diniz, o enquadrame­nto macroeconó­mico em que operou a Bolsa de Valores, foi de uma taxa de inflação que passou de 13 para 20 por cento; o Produto Interno Bruto (PIB) que escalou de 54 biliões para 61 biliões de kwanzas.

Nesse período, ocorreu a depreciaçã­o do Kwanza na ordem dos 65 por cento; o preço do barril de petróleo teve uma queda na ordem de 85,94 dólares em 2022 para 77,30 dólares.

As operações de Repo, um segmento i mplantado em Maio de 2022, tiveram fruto, representa­ndo cerca de 50 por cento do montante total transaccio­nado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola