Jornal de Angola

Colectivo Feloma Musanzala abre festival com o“rastos da Praga”

Festival homenageia actor Avelino Viegas, falecido no ano passado, pelo legado deixado às artes cénicas onde se notabilizo­u com o personagem “Kamba Mbiji”

-

do concurso “Teatro de Duplas”, arranca hoje, às 19h00, na Liga Africana, em Luanda, com o colectivo Feloma Musanzala, da província de Luanda, a entrar em cena com a peça “Rastos da Praga”.

No mesmo dia, vai entrar em acção, o Projecto Arte Vida, igualmente de Luanda, com a peça intitulada "Máscaras”.

Na segunda- feira, vão encenar os grupos "Ndongartes Teatro”, da Huíla, com a peça "Bereshit - Génesis”, e o Otchali Teatro, de Luanda, com o espectácul­o "Menakuntua­la”. Na terça-feira, 19, vão entrar em cena os grupos Raiz do Sequele Teatro, de Luanda, com a peça “Na

Mente Criminosa”, e o Núcleo de Artes Estrelas ao Palco, do Cuando-cubango com a obra “Uma Bela no Escuro”.

O alinhament­o desta edição traz, igualmente, os grupos Bantu Horizonte, de Malanje, Kandengues do Chocolate, do Namibe, Kufikissa Teatro, do Cuanza-norte, e Amazonas Teatro, Artes Santa Isabel, Colectivo de Artes, Projecto Fofarte, Ketua Nzambi, Dois Cem Teatro, Twasakidil­a, todos de Luanda.

Segundo o director artístico do evento, Pinto Nsimba, a escolha de Avelino Viegas deve-se ao facto de ter sido uma das figuras de referência do teatro nacional. Com a homenagem, realçou, procura-se ajudar a preservar o legado deixado pelo actor

que se notabilizo­u com o personagem “Kamba Mbiji”.

Pinto Nsimba afirmou, também, que Avelino Viegas foi um actor por excelência, que mesmo tendo crescido o suficiente a nível profission­al, optou por se manter fiel ao teatro, apesar dos vários convites que surgiram para fazer cinema.

"Avelino Viegas foi um grande exemplo para o teatro, pois deu vida a um dos personagen­s mais populares do teatro nacional, o velho Saraiva, na peça ‘Feiticeiro e o Inteligent­e’. Infelizmen­te partiu, deixando um vazio para as artes cénicas”, disse.

De acordo ainda com o director artístico do evento, o concurso tem como objectivo estimular a produção teatral e incentivar o reconhecim­ento

de quem se dedica com afinco à arte de representa­r, bem como dar espaço a actores em início de carreira.

O concurso "Teatro de Dupla”, que vai decorrer até 27 deste mês, vai contar com a participaç­ão de 20 grupos de teatro provenient­es de várias províncias do país, constituíd­os, cada, por um casal. As apresentaç­ões vão ser feitas em duas sessões por dia, com início às 19h00.

Premiações

O Prémio Teatro de Duplas conta com dez categorias de distinção, começando com os três primeiros classifica­dos. O primeiro colocado vai ganhar, nesta edição, um milhão de kwanza s , o segundo 500 mil, enquanto o terceiro 350 mil kwanzas.

O concurso também premeia com o valor de 100 mil, a melhor cenografia, dramaturgi­a, produção, figurino e caracteriz­ação. Além destes, há, igualmente, o Prémio Bantu, cujo valor ainda não foi revelado, e o Prémio de Continuida­de, que é atribuído ao grupo que tenha mantido o seu espectácul­o em cartaz, após participaç­ão na edição passada do concurso.

Os três requisitos para a conquista do prémio são "grupo que mais se exibiu”, "grupo que mais se exibiu fora da sua província” e "grupo que mais se exibiu fora de Angola”. O valor atribuído ao vencedor desta categoria é de 150 mil kwanzas.

A mesa do júri do concurso é constituíd­a por Anacleta Pereira, Liliana Nzinga e Alberto Sanzala.

 ?? DR ?? Actores do colectivo Feloma Musanzala durante a exibição de uma das suas peças de teatro
DR Actores do colectivo Feloma Musanzala durante a exibição de uma das suas peças de teatro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola