Jornal de Angola

Silas deixa futebol pobre em Luanda

- Francisco Carvalho

O futebol angolanoes­tá mais pobre, desde ontem, com a morte de Luzia Agostinho Miranda, também conhecida por Silas, integrante da primeira Selecção Nacional que participou do Campeonato Africano das Nações em 1995 na África do Sul. A ala esquerda foi vítima de paludismo, aos 55 anos, depois de muitos dias de luta pela vida.

Sidónio Miranda, irmão da malograda, assegurou ao Jornaldean­gola que “tudo começou na semana passada, quando se queixou de dores no estômago”.

“Depois de exames, constatou-se paludismo e passou a fazer a medicação. Infelizmen­te, não houve evolução, trocou de medicação, mas foi a óbito na noite de sexta-feira”, afirmou.

O desapareci­mento físico de Silas abalou a família de futebol, em especial a de feminino. Alguns agentes contactado­s foram unânimes no reconhecim­ento do desempenho em campo.

“Silas integrou as equipas da Boavista e da Sucanor com muita competênci­a. Era uma atleta muito fugaz na sua posição, o que lhe levou a integrar a primeira Selecção feminina angolana de futebol”, recordaram os irmãos Miguel e António Afonso.

Em 1993, Silas convenceu o treinador Chico Ventura durante as eliminatór­ias para o Campeonato Africano das Nações de 1995. A “raça” imprimida no grupo garantiu-lhe um lugar cativo nas terras de Nelson Mandela.

Com Silas, estiveram Fofa, Beth, Guigui, Fofaná, Dikson, Bela, Lineth, só para citar essas. A par da prática do futebol, Silas conciliava com a Polícia Nacional. No seu histórico ficam “as punições recebidas no quartel por dar prioridade à bola”. É fruto desse amor que a tornou uma participan­te do movimento da massificaç­ão de futebol feminino em Luanda.

Silas nasceu a 14 de Fevereiro de 1969 em Luanda. Para a história, ficam as carreiras de uma desportist­a excelente e de uma oficial da Polícia Nacional com a patente de Inspector.

 ?? DR ?? Antiga futebolist­a vai a enterrar nos próximos dias
DR Antiga futebolist­a vai a enterrar nos próximos dias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola