Jornal de Angola

Cabinda regista défice no abastecime­nto à população

-

A província de Cabindareg­ista, há oito dias, problemas no abastecime­nto de água à população, situação que tem estado a provocar muitos constrangi­mentos.

O abastecime­nto irregular deve-se à desintegra­ção de uma conduta, na zona do Chiazi, provocada por uma ravina que se alastrou devido às fortes chuvas que se registaram na madrugada de domingo.

A referida conduta sai da Estação de Tratamento de Água de Sassa-zau, a 25 quilómetro­s do centro urbano, e transporta mais de quinhentos e cinquenta litros por segundo, até ao centro de distribuiç­ão do Simindele e do Tchizo.

Devido à avaria, está condiciona­do o abastecime­nto de água em bairros periférico­s da cidade, incluindo a localidade de Subantando, a 13 quilómetro­s a leste da capital da província.

Cecília Manuel, de 24 anos, moradora do bairro LomboLombo, periferia da cidade de Cabinda, transporta­ndo um bidon de 20 litros à cabeça, disse à reportagem do Jornal de Angola que teve de percorrer cerca de um quilómetro em busca de água.

A cidadã acrescento­u que acordou de madrugada e até às 12 horas conseguiu, apenas, encher dois bidons de água. “Está mal, não estamos a aguentar mais, estamos a comprar cada bidon a 50 kwanzas”.

Nos poucos lugares onde existem furos artesianos, nos arredores da cidade de Cabinda, registam-se grandes enchentes.

O vice-governador para o sector Técnico e Infra-estrutura, Agostinho da Silva, deslocouse, segunda-feira, ao local onde se registou a rotura da conduta, a fim de constatar o andamento das obras de reposição da manilha. Na ocasião, Agostinho da Silva avançou que os trabalhos estão na fase final e que o problema será resolvido o mais rápido possível. Segundo o vicegovern­ador, a ravina que provocou o dano foi estancada, para que cenários semelhante­s não voltem a acontecer.

 ?? DR ?? O abastecime­nto irregular deve-se à desintegra­ção de uma conduta, na zona do Chiazi
DR O abastecime­nto irregular deve-se à desintegra­ção de uma conduta, na zona do Chiazi
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola