Jornal de Angola

Empresário­s consideram alterações como positivas

-

Operadores económicos de diversos sectores avaliaram, ontem, em Luanda, as principais alterações à versão actualizad­a da Pauta Aduaneira dos Direitos de Importação e Exportação correspond­ente à versão de 2022 da nomenclatu­ra do Sistema Harmonizad­o.

As discussões ocorreram num seminário promovido pela Administra­ção Geral Tributária (AGT) para apresentar à classe empresaria­l as modificaçõ­es introduzid­as, às quais o representa­nte da distribuid­ora de produtos farmacêuti­cos Socifarma, João Quintas, considerou serem “positivas” e terem potencial para trazerem benefícios para os agentes económicos.

“Na qualidade de Importador Económico Autorizado (OEA), faço uma avaliação positiva, com realce para as declaraçõe­s incompleta­s que, para nós, vão ser benefício, porque vão permitir que os agentes económicos submetam o processo muito antes da mercadoria chegar”, afirmou.

João Quintas apelou, por outro lado, a uma revisão do agravament­o da taxa de importação de vestuário, de 10 para 40 por cento, previsto na nova Pauta. "Percebemos que a intenção do legislador é incentivar a produção nacional, mas não sei se há qualidade e quantidade para abastecer o mercado nacional", disse.

O representa­nte da SISTEC, Etelvino José, manifestou satisfação com as alterações à pauta, consideran­do- as “bem-vindas”, apesar de que poderiam ser melhoradas. “Estou satisfeito: houve agravament­o em alguns produtos, mas também houve desagravam­ento até certo ponto e por sinais consideráv­eis”, notou.

O empresário António Nionje defendeu, em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, que a AGT deveria ser mais flexível no agravament­o da taxa de importação dos produtos da cesta básica.

“Entendo que o objectivo é estimular a produção nacional. Entretanto, essa medida deveria ser tomada de forma paulatina, pois não temos produção suficiente para aguentar a procura, o que vai acabar por pesar no bolso da população com aumento dos preços”, explicou.

 ?? FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Representa­nte da SISTEC à reunião, Etelvino José
FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO Representa­nte da SISTEC à reunião, Etelvino José
 ?? ?? João Quintas, da empresa distribuid­ora Socifarma
João Quintas, da empresa distribuid­ora Socifarma
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola