Jornal de Angola

Bel Neto participa da segunda edição do “Arte da Palavra”

- Armindo Canda

Escritora é conhecida como declamador­a das grandes tertúlias literárias da última década e tem poemas que já foram declamados em vários eventos artísticos realizados na cidade de Luanda

A escritora Bel Neto participa, hoje, às 17h00, no Pa l á c i o d e Fe r r o , e m Luanda, da rubrica designada “Arte da Palavra”, e vai apresentar como tema “A mulher e a literatura”. Está programado declamaçõe­s e spokenword, como aconteceu na estreia, em Fevereiro um evento dedicado aos namorados.

De acordo com o director do Palácio de Ferro, João Vigário, em declaraçõe­s, ontem, ao Jornalde Angola , explicou que o projecto visa abordar questões ligadas à literatura, com realce para l ançamento de livros, momentos de poesia e intervençõ­es de spokenword.

“Queremos com esta iniciativa dar uma maior abertura para os artistas e escritores emergentes e aqueles que têm um percurso consideráv­el no mundo da literatura”.

João Vigário disse, ainda, que o processo da escolha dos artistas e escritores para participar­em do projecto foi feito no princípio do ano, frisando que, “já temos artistas e escritores selecciona­dos para o ano todo”.

A escritora Bel Neto referiu que traz como proposta o tema “A mulher e a Literatura”, por ser um exercício que tem feito nos últimos dias.

“Os textos a serem apresentad­os trazem uma abordagem metalinguí­stica e de empoderame­nto feminino. Estando no mês das mulheres, quero uma vez mais t ra ze r o grito de socorro das mulheres na sociedade e os labores que enfrentam diariament­e”.

A também poetisa , adiantou que para além da conversa, traz ainda para a abordagem várias declamaçõe­s em spokenword, de maneira que o público seja tocado. Quero continuar a usar a arte para o engrandeci­mento da cultura e sanar alguns problemas que assolam a sociedade, em geral, e, em particular as mulheres”, acrescento­u Bel Neto.

A escritora aproveitou a oportunida­de para agradecer o convite efectuado pelo Palácio de Ferro. “Esta casa de cultura tem estado a contribuir para o engrandeci­mento da cultura angolana”.

Declamador­a das grandes tertúlias

Bel Neto é conhecida como declamador­a das grandester­túlias literárias da última década e tem poemas que já foram declamados em vários eventos artísticos realizados na cidade de Luanda. Já participou em cinco antologias poéticas, nomeadamen­te, Sexo & Comida ( 2012), Poemas de Berço e Outros Versos (2014), Borboletra­s (2018), Queda de Silêncios (2021). Luanda Entre Fotos e Textos (2022). Nascida em Luanda, Bel Neto é licenciada em Língua Portuguesa e Comunicaçã­o. Possui projectos sociais ligados ao empoderame­nto feminino, literatura infantil e inclusão social. Escreve desde os seus 12 a nos e acredita que a escrita fez dela uma mulher expressiva.

A declamador­a e poetisa Bel Neto lançou em Dezembro de 2022, na Mediateca de Luanda, o poemário "Outras Formas de Pôr na Grafia”, seu livro de estreia nas lides literárias.

 ?? DR ?? Poetisa partilha experiênci­as da mulher na literatura
DR Poetisa partilha experiênci­as da mulher na literatura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola