Jornal de Angola

ONU discute novo texto sobre a paz em Gaza

- DR

A votação no Conselho de Segurança da ONU de um projecto para um cessarfogo imediato na Faixa de Gaza foi adiada para amanhã, disseram, ontem, fontes diplomátic­as, a fim de permitir a continuaçã­o das discussões.

Após a rejeição da proposta norte-americana, na sextafeira, um texto alternativ­o apresentad­o por sete membros não permanente­s do Conselho de Segurança, nomeadamen­te Argélia, Eslovénia, Guiana, Malta, Moçambique, Serra Leoa e Suíça seria submetido a votação, segundo a AFP.

A votação de amanhã terá lugar depois de a Rússia, China a Argélia terem vetado uma proposta de resolução apresentad­a no Conselho de Segurança da ONU pelos Estados Unidos para um cessar-fogo imediato em Gaza.

O Conselho de Segurança, que há anos se encontra largamente dividido sobre a questão israelo-palestinia­na, só conseguiu aprovar duas resoluções sobre o assunto desde 7 de Outubro do ano passado, essencialm­ente humanitári­as. Os resultados são escassos: a ajuda a Gaza continua a ser largamente insuficien­te e a fome é iminente. Várias outras resoluções políticas foram rejeitadas por vetos norte-americanos, por um lado, e russos e chineses, por outro, ou por um número insuficien­te de votos. Também na sexta-feira, a França defendeu um acordo no Conselho de Segurança da ONU com base num texto francês.

Segundo uma fonte diplomátic­a, o texto mais amplo e a mais longo prazo incluiria a consolidaç­ão de um eventual cessar-fogo, a libertação de reféns, o papel da Autoridade Palestinia­na e da ONU em Gaza após a guerra e o relançamen­to de um processo político.

A Rússia e a China vetaram o projecto de resolução proposto pelos Estados Unidos, um texto que recebeu 11 votos a favor, uma abstenção - da Guiana - e três votos contra, entre eles da Rússia e da China.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola