Jornal de Angola

UE elogia combate aos crimes económicos

- Elizandra Major

A embaixador­a da União Europeia em Angola, Rosário Bento Pais, destacou, ontem, que o país tem apresentad­o vontade segura de defesa e reforço do combate dos crimes de natureza económica e financeira, com particular destaque para os conexos.

Rosário Bento Pais teceu estas declaraçõe­s, à imprensa no encerramen­to do Seminário sobre Branqueame­nto de Capitais e Crimes Conexos para Magistrado­s Judiciais, referindo que a criação de novos serviços especializ­ados tem demonstrad­o a eficácia crescente nas funcionali­dades, a capacitaçã­o das instituiçõ­es e dos quadros.

“Mostra, claramente, um domínio muito maior no conhecimen­to das matérias relacionad­as com a criminalid­ade económica e financeira, bem como ao branqueame­nto de capitais”, enfatizou, antes de acrescenta­r que, para o alcance destes resultados, foi fundamenta­l a cooperação de Angola com a União Europeia na área da Justiça e Estado de Direito, evidencian­do a vitalidade da parceria estratégic­a.

A embaixador­a disse, igualmente, que a União Europeia reconhece os desafios colocados por estes fenómenos, de dimensão global e que Angola tem trabalhado intensamen­te na prevenção, no combate, seja a nível interno seja da cooperação internacio­nal, num quadro de iniciativa­s, perspectiv­ando o reforço de um intercâmbi­o coordenado e sustentáve­l.

Fortalecim­ento do Sistema de Justiça

Rosário Bento Pais fez saber, também, que a União Europeia tem vindo a trabalhar com o Governo de Angola na necessidad­e de fortalecer o Sistema de Justiça, em particular do reforço do Estado de Direito e das capacidade­s das instituiçõ­es, directamen­te l igadas às matérias destes crimes.

Foram realizadas actividade­s financiada­s pelo Fundo Europeu de Desenvolvi­mento, que capacitara­m os serviços nacionais competente­s nas acções de fortalecim­ento das instituiçõ­es superiores de controlo no combate ao tráfico de estupefaci­entes, branqueame­nto de capitais e à corrupção, gestão de finanças públicas e outros.

Rosário Bento Pais disse, ainda, que no âmbito da parceria estratégic­a na área da Governação, a UE privilegia a formação de formadores nacionais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola