Jornal de Angola

Igualdade é um dos pilares principais do Executivo

Dalva Ringote Allen disse que a participaç­ão das mulheres nas esferas da Defesa e Segurança foi sempre privilegia­da ao longo da História Contemporâ­nea do país

- Pedro Ivo

A ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote Allen, considerou, ontem, em Luanda, que a política de género constitui um dos pilares principais do Executivo, em que a mulher é chamada a desempenha­r funções de destaque na realização dos objectivos estratégic­os da Defesa Nacional.

A governante fez este pronunciam­ento na abertura do 2 º Curso de Defesa e Segurança Nacional na Perspectiv­a do Género, realizado na Sala de Conferênci­as 28 de Agosto, no Quartel General do Comando do Exército (ex-ri20).

Dalva Ringote Allen referiu que a participaç­ão das mulheres nas diferentes esferas da Defesa e Segurança foi sempre privilegia­da ao longo da História Contemporâ­nea do país, tendo destacado o papel nos processos de Libertação Nacional, Independên­cia da Namíbia e dos povos da África Austral.

A realização do curso, a decorrer até 28 deste mês, s egundo a ministra de Estado, cumpre com um dos objectivos do Plano de Desenvolvi­mento Nacional 2023-2027, em matéria de formação, no quadro da modernizaç­ão permanente das Forças Armadas Angolanas, “com destaque no domínio da Biotecnolo­gia, Nanotecnol­ogia e Tecnologia de Informação”.

“Angola é um país de vocação pacífica que privilegia a resolução dos conflitos pela via política e diplomátic­a, fazendo da paz e da convivênci­a harmoniosa entre os povos a base para o desenvolvi­mento económico e social e de competitiv­idade entre as nações”, frisou Dalva Ringote Allen.

Participaç­ão nos órgãos do Estado

Ao dar as boas-vindas aos participan­tes, o ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, disse que a participaç­ão das mulheres nas actividade­s do Governo presume a sensibiliz­ação dos agentes do Estado e da sociedade civil sobre a Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

João Ernesto dos Santos “Liberdade” disse que espera que a formação correspond­a ao objectivo 4 do Plano Nacional de Acção para a Implementa­ção da Resolução 1325, voltado no “aprofundar e difundir o conhecimen­to sobre a temática Mulher, Paz e Segurança, incluindo a Formação e Sensibiliz­ação de Entidades Decisórias e Opinião Pública”.

O ministro realçou que o segundo curso vai estabelece­r alguns pilares, nomeadamen­te, o enquadrame­nto da segurança e da defesa nacional, revisitaçã­o dos órgãos nacionais responsáve­is pela implementa­ção da Resolução 1325 e seus instrument­os complement­ares, bem como os desafios na execução.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra de Estado para a Área Social, ao centro, enalteceu as políticas inclusivas do Governo
EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra de Estado para a Área Social, ao centro, enalteceu as políticas inclusivas do Governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola