Jornal de Angola

Candidato à presidênci­a do PRS defende anulação do Congresso

Líder juvenil do partido alegou haver inúmeras irregulari­dades em todo o processo que levará a eleição do futuro presidente da formação política

- Joaquim Cabanje

O secretário Nacional da Juventude do Partido de Renovação Social (JPRS), Gaspar Fernandes, candidato afastado da corrida à liderança do partido, defendeu, ontem, em Luanda, que espera do Tribunal Constituci­onal a anulação de todas as acções em curso, para a realização do 5º Congresso Ordinário da formação política, a decorrer entre os dias 2, 3 e 4 de Abril próximo.

Em entrevista ao Jornal deangola, a propósito da entrega, há dias, da providênci­a cautelar ao Tribunal Constituci­onal, com vista à anulação do processo que conduzirá às eleições presidenci­ais no partido, o jovem político alegou haver inúmeras irregulari­dades.

“Esperamos do Tribunal Constituci­onal a anulação de todas as acções deste Congresso e que tudo passe pela via legal, em que o presidente leve as propostas ao Comité Nacional e este defina as pessoas que vão conduzir o processo em torno do Congresso”, referiu.

De acordo com o seu entendimen­to, a providênci­a cautelar apresentad­a no Tribunal Constituci­onal faz menção sobre todas as irregulari­dades cometidas antes e depois do processo.

Gaspar Fernandes revelou que uma das irregulari­dades prende-se com o facto de que quem nomeia a Comissão Organizado­ra do Congresso é o Comité Nacional e não o presidente Benedito Daniel.

O secretário nacional da Juventude do PRS acusa o presidente Benedito Daniel de ter indicado pessoas da sua conveniênc­ia, para organizar o 5º Congresso, sem passar pelo crivo de qualquer reunião.

“Surpreende­u-nos quando nos convidou para assistir à convocatór­ia do Congresso. Naquela sala não tinha nenhum membro do Comité Nacional, porque, em forma de contestaçã­o, os membros decidiram não participar daquela convocatór­ia”, argumentou.

Quem tinha autoridade para aprovar o número de delegados ao Congresso, o orçamento e os regulament­os, segundo Gaspar Fernandes, era o Comité Nacional e não os amigos de Benedito Daniel, s upos t a mente nomeados por ele.

Outro exemplo de irregulari­dade, disse o político, tem a ver com as conferênci­as que decorrem nas diferentes províncias, sublinhand­o que o candidato único às eleições no PRS já tem a lista dos delegados que estarão presentes no Congresso.

Gaspar Fernandes apontou, igualmente, a candidatur­a única em quase todas as províncias, como “erro colossal” da liderança do partido, consideran­do “uma reprodução fiel daquilo que está a acontecer em Luanda”.

De acordo com o candidato afastado à presidênci­a do PRS, a mesma Comissão encarregue de trabalhar na organizaçã­o do Congresso, “é a mesma que organizou a conferênci­a de imprensa do candidato Benedito Daniel”, aspecto que considerou “vergonhoso”.

Para Gaspar Fernandes, a candidatur­a visava alavancar o partido, visto que o mesmo se encontra “na rota do declínio” e há muito que deixou de atingir os resultados pretendido­s.

Segundo, ainda, o jovem político do PRS, o partido fundado em 1990 com objectivo de institucio­nalizar o Federalism­o em Angola, facto que, no seu entender, “pressupõe formar Governo”.

“Uma vez que o nosso parti do apresenta um decréscimo acentuado no número de deputados e de militantes, i mplica dizer que se está a falhar nos procedimen­tos quenosl evará a at i ng iro poder”, advertiu.

O secretário da Juventude do PRS assegurou que o Partido começou a mostrar

recuo, a partir de 2012, altura em que o presidente Benedito Daniel tornou-se secretário-geral.

“A primeira vez que registámos um recuo, foi quando perdemos os números de assento parlamenta­r. Fomos parar para três deputados. De três, o Benedito passa como presidente e, concomitan­temente, perdemos a bancada parlamenta­r”, elucidou.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Renovadore­s sociais preparam Congresso Ordinário para a eleição da liderança do partido
EDIÇÕES NOVEMBRO Renovadore­s sociais preparam Congresso Ordinário para a eleição da liderança do partido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola