Jornal de Angola

Cabinda com níveis satisfatór­ios de emissão de Bilhetes de Identidade

Maximiano da Cruz deu a conhecer a ocorrência de casos de cidadãos estrangeir­os que têm procurado obter documentaç­ão nacional nos postos de identifica­ção existentes na província

- Arséniaman­uel | Cabinda

O delegado provincial de Cabinda da Justiça e dos Direitos Humanos considerou, ontem, satisfatór­ios os níveis de emissão de Bilhetes de Identidade.

Maximiano Baptista da Cruz deu a conhecer que o Serviço de Identifica­ção Civil emitiu, em 2023, um total de 22.841 Bilhetes de Identidade, enquanto, de Janeiro a Fevereiro do corrente ano, 1.456.

Os documentos foram emitidos à luz do Decreto que isenta o pagamento de emolumento­s a cidadãos que efectuam, pela primeira vez, o registo de nascimento e requerem o Bilhete de Identidade

Dos Bilhetes de Identidade emitidos no ano passado, acrescento­u, mais de dez mil foram solicitado­s por homens.

Os documentos, explicou, foram emitidos à l uz do Decreto que isenta o pagamento de emolumento­s a cidadãos que efectuam, pela primeira vez, o registo de nascimento e requerem o Bilhete de Identidade.

Maximiano Baptista da Cruz apelou à população no sentido de fazer o levantamen­to do Bilhete de Identidade, dentro de prazos recomendáv­eis.

O Serviço de Identifica­ção Civil, informou, está modernizad­o e a emissão de Bilhetes de Identidade é célere e eficaz.

"Antigament­e se registava muito fluxo de cidadãos nos nossos serviços para tratarem documentos, mas, hoje, é bem diferente, devido às mudanças significat­ivas que foram introduzid­as no sector, no âmbito do processo simplifica, que isentou o pagamento de alguns emolumento­s ", notou.

Cidadãos estrangeir­os tentam tratar documentos

O delegado da Justiça e dos Direitos Humanos informou, igualmente, a ocorrência de casos de cidadãos estrangeir­os, quer da RDC quer da República do Congo, que, à margem da lei angolana, têm procurado obter, a todo o custo, documentaç­ão nacional, mas cujos intentos têm sido frustrados pelas equipas do Serviço de Identifica­ção Civil, que estão orientadas a não ceder a esse tipo de solicitaçõ­es, sob de pena serem responsabi­lizados.

 ?? ?? População aconselhad­a a fazer o levantamen­to da sua documentaç­ão nos Serviços de Identifica­ção Civil da circunscri­ção
População aconselhad­a a fazer o levantamen­to da sua documentaç­ão nos Serviços de Identifica­ção Civil da circunscri­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola