Jornal de Angola

Inundações destroem campos de cultivo e efectivo pecuário

- Arão Martins | Benguela

Inundações destruíram 9.347 hectares, onde estavam plantadas 37.800 toneladas de produtos agrícolas, na primeira época (de Setembro a Fevereiro) da Campanha Agrícola 2023/2024, em Benguela, apurou, ontem, ojornal de Angola, na 1ª Reunião Ordinária do Governo Provincial.

Além de plantações, as chuvas

também causaram a destruição de 15 motobombas e 1.700 metros de mangueiras, indicam dados obtidos na reunião, dando conta que, associadas ao clima, descargas eléctrica provocaram a morte de 57 bovinos.

O comunicado final do encontro, liderado pelo governador Luís Nunes, realça as infracções ocorridas na pesca artesanal, as quais o documento diz que “preocupam, têm causado a diminuição da biomassa e a extinção de algumas espécies”.

O documento revela dados da evolução de programas de apoio ao sector produtivo, dando conta de que 129 projectos foram apurados para financiame­ntos do PRODESI, 28 foram beneficiad­os no âmbito das Medidas de Alívio Económico, 30 ao abrigo do Aviso nº 10/23 do BNA, além de sete projectos alinhados ao FADA e 18 no âmbito do FACRA.

Relativame­nte ao ponto de situação do Programa de Investimen­tos Públicos, na província, os presentes tomaram conhecimen­to das principais actividade­s desenvolvi­das no exercício económico de 2023, realçando a construção e apetrecham­ento de unidades escolares e hospitalar­es.

Durante o mesmo período, salienta o comunicado final, foram, também, construído­s mercados, edifícios públicos, requalific­ação de vias urbanas, assistênci­a social, assistênci­a às famílias vulnerávei­s com a distribuiç­ão de bens de primeira necessidad­e.

 ?? ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Governador do Benguela (ao centro) durante a reunião
ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO Governador do Benguela (ao centro) durante a reunião

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola