Jornal de Angola

Samba Lucala tem produtivid­ade de soja superior à média nacional

Fazenda espera colheita de 4,6 toneladas por hectare, quando a média do ano passado, no país, foi de 2,3, segundo as estatístic­as oficiais

- Manuel Fontoura | Samba-lucala

A fazenda Samba Lucala, de Samba Caju, no CuanzaNort­e, prevê, no fim da primeira época (Setembro a Fevereiro) da Campanha Agrícola 2023/2024, uma colheita de cerca de três mil toneladas de soja, nos 650 hectares empregues no cultivo do grão, o que configura uma produtivid­ade superior à média nacional.

Os dados, anunciados ao Jornaldean­gola pelo responsáve­l da fazenda, Barac Gover, apontam para uma produtivid­ade de 4,6 t oneladas por hectare, quando a média nacional de 2023 foi de 2,3 toneladas por hectare, de acordo informaçõe­s disponívei­s na nossa Redacção.

Barac Gover afirmou que a produtivid­ade aumentou, como reflexo do aumento da média da produção da soja no país, depois de, em 2022, a fazenda ter passado por uma fase experiment­al de produção, com uma colheita de 1.000 toneladas em 1.159 hectares.

Com 10 mil hectares, dois mil dos quais de área cultivada, a fazenda possui, tamb é m, u ma a b u n d a nt e produção de cereais como milho, feijão e trigo, este último lançado recentemen­te, no âmbito da estrat égia do Executivo, de produção e diversific­ação de grãos para redução das importaçõe­s.

Mil e trezentos hectares são irrigados com pivots e 700 em regime de sequeiro, de acordo com informaçõe­s do responsáve­l da fazenda que emprega 60 trabalhado­res, dois dos quais de origem estrangeir­a.

A empresa emprega avultadas somas monetárias na compra de gasóleo para o funcioname­nto de máquinas e equipament­os, absorvendo 10 mil litros de combustíve­l, sobretudo gasóleo, em 35 grupos geradores que suportam igual número de pivots de irrigação, estação de bombagem e a unidade industrial que alberga os silos.

O responsáve­l da Samba Lucala anunciou que está i minente um Concurso Público para a selecção de uma empresa para a extensão de um ramal eléctrico da rede pública de 63 quilómetro­s, benefician­do a fazenda.

A Samba Lucala está sob tutela das Forças Armadas Angolanas, no quadro de um protocolo estabeleci­do entre os Ministério­s da Defesa Nacional e da Agricultur­a e Florestas para a reactivaçã­o de projectos agropecuár­ios e industriai­s, bem como para dinamizar a provisão de alimentos à Logística Militar, com o excedente a ser destinado ao mercado do país.

“O projecto entrou, este ano, na fase de produção plena: é eficiente, auto-suficiente e tem capacidade de produzir grãos com rentabilid­ade”, afirmou Barac Gover para definir a evolução da actividade da fazenda.

 ?? MANUEL FONTOURA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Sofisticad­os meios técnicos são empregues no processo de produção da Samba Lucala
MANUEL FONTOURA | EDIÇÕES NOVEMBRO Sofisticad­os meios técnicos são empregues no processo de produção da Samba Lucala

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola