Jornal de Angola

Equipas mostram prontidão para a sequência da prova

Competição regressa aos campos no próximo fim-de-semana com três candidtos empenhados na corrida à conquista do título

- José de Mátis

Depois de certado o calendário, com a realização de todos os jogos que estavam pendentes, em função de várias razões, parece estarem criadas as condições para o arranque da segunda volta do Girabola. Com efeito, é j á no próximo fim- desemana que a bola e as emoções regressam aos campos.

A competição retoma com três equipas a chamar para si o protagonis­mo, aquelas com mais probabilid­ades de discutirem o título ao milímetro, a despeito daquilo que trataram evidenciar no primeiro turno, em que foram, claramente, superiores aos demais concorrent­es.

Petro de Luanda, Desportivo da Lunda - Sul e Sagrada Esperança foram as equipas que tiveram maior índice de produtivid­ade, safra que justifica a sua colocação na tabela classifica­tiva, com números que superam, de longe, os demais intervenie­ntes da competição, que terão de melhorar muito na segunda volta.

Na verdade, a correlação de forças e a proximidad­e de pontos, Petro(34), Desportivo da Lunda-sul (33) e Sagrada Esperança( 31) leva a prever uma batalha sem quartel entre estas equipas nas próximas 14 jornadas. Atribuir favoritism­o a esta ou aqueloutra equipa, seria, se calhar, um exercício de risco, embora pareça legítimo olhar para o campeão nacional, como quem esteja em melhor condição.

Ainda assim, isto não é tudo, sabendo que muitas vezes as previsões se situam distantes da realidade factual, como o mundo do futebol já tratou de mostrar em muitas ocasiões. Melhor mesmo, é aguardar pela retoma da competição e ver como vão as equipas se comportar, de modo que possamos fazer um juízo de valor sobre quem é quem mais exacto.

Entretanto, os números mostram que a turma do Eixo-viário é até ao fim da primeira volta, a equipa que não averbou sequer uma derrota, e a que teve maior pendor ofensivo, tendo sacudido as redes adversária­s em 30 ocasiões, perfazendo uma média de 2,14 golos por jogo, uma safra a todos os títulos fantástica.

Deste número de golos, o brasileiro Tiago Azulão, principal activo da equipa, contribuíu com cinco, número que fica muito aquém da sua capacidade concretiza­dora, em função das maleitas que lhe foram apoquentan­do. Tudo quanto se espera, é que o jogador entre em forma para a segunda volta e possa recuperar o estatuto de "abono da família".

O surpreende­nte Desportivo da Lunda-sul não deve ficar à parte quando o diálogo versa sobre candidatos à conquista do título. Foi a equipa que mais tempo permaneceu na liderança da prova. Orientada por Maurílio Silva, surpreende­u a tudo e a todos, tendo sofrido apenas uma derrota diante do Santa Rita de Cássia.

Os ventos do leste sopram com suavidade no campeonato. Depois do Desportivo da Lunda-sul, encontramo­s o Sagrada Esperança, outra formação que mostra nível competitiv­o capaz de levar ao título, depois de já o ter feito em duas ocasiões, nomeadamen­te em 2005, com Mário Calado e 2021, com Roque Sapiri. Igual ao seu vizinho, também soma apenas uma derrota.

Na zona movediça da classifica­ção, tudo continua feito uma emaranhada teia de aranhas. União de Malanje, Sporting de Cabinda, Interclube e Recreativo do Libolo lutam pela vida, com números aproximado­s, sendo a turma do Cuanza-sul a lanterna vermelha.

Petro de Luanda, Desportivo da Lunda -Sul e Sagrada Esperança foram as equipas que tiveram maior índice de produtivid­ade, safra que justifica a colocação na tabela classifica­tiva

 ?? CEDIDA ?? Campeonato Nacional de Futebol está de volta aos relvados no próximo sábado para o turno decisivo
CEDIDA Campeonato Nacional de Futebol está de volta aos relvados no próximo sábado para o turno decisivo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola