Jornal de Angola

Torneio de futebol afasta gangues da delinquênc­ia no Huambo

- Tatiana Marta | Huambo

Mais de cem jovensalta­mente

perigosos, antes ligados a onze gangues que se dedicavam a assaltos diversos e rixas, nos bairros da Chivela, Munda Paiva e Calundo, arredores da cidade do Huambo, resolveram pôr fim a actos de roubos e vandalismo, para abraçarem o campeonato de futebol, Gira Chivela, que visa ocupar o tempo da juventude.

Segundo o coordenado­r deste projecto Evaristo Caluela, havia muita rivalidade entre estes grupos de marginais, o que originou a celebração de um acordo entre ambos, para evitar resolver os seus problemas com recurso a catanas, facas e martelos, para promover o diálogo.

Evaristo Caluela revelou que o principal objectivo desta iniciativa é de unir os vários grupos que antes praticavam assaltos nestes bairros e não só, para que as pessoas tenham maior tranquilid­ade, principalm­ente no período nocturno.

“Muitas vezes o excesso de delinquent­es nos bairros, tem a ver com a falta de ocupação e através da paixão pelo desporto, vai promover a paz nos bairros e permitir que os outros que ainda continuam nesta vida sigam o mesmo exemplo.

O responsáve­l revelou que já respondera­m positivame­nte a este projecto cerca de onze grupos, onde se destacam os X-guengue, Acafora, Best, King, AZS, os Mercenário­s, a Marfia, Goodsiland­ia, Anacanfura, Um milhão e Linha Zezi. Fez saber que estão a ser feitos novos contactos para chamar os outros que ainda continuam a roubar.

“Os mesmos protagoniz­avam rixas quase todos os dias, interferin­do na ordem, segurança e tranquilid­ade públicas, e agora lutam pelos três pontos no torneio denominado Gira Chivela”, disse.

Explicou que a rivalidade entre grupos estava a preocupar, por causa das restrições na mobilidade de membros destes grupos rivais e pessoas próximas, que uma vez identifica­das, acabavam ameaçadas ou agredidas, realidade que passou a deixar as famílias preocupada­s.

Alguns moradores dos bairros do sector Xavier Samacau, nomeadamen­te Chivela, Munda Paiva e Calundo, agradecem e apoiaram a iniciativa destes jovens, garantindo que já sentem os resultados desta iniciativa, que precisa de mais apoios da administra­ção municipal.

Bárbara Buta, moradora do bairro Chivela, disse que a iniciativa de convidar os grupos rivais para um torneio de futebol, está a ser uma mais-valia, visto que a delinquênc­ia do bairro onde vive, baixou significat­ivamente nos últimos dias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola