Jornal de Angola

EPASKS opera com défice médio anual de 10 milhões

- Adilson de Carvalho | Sumbe

média da Empresa Pública de Águas e Saneamento do Cuanza-sul (EPASKS) está situada em 35 milhões de kwanzas por ano, quando os custos operaciona­is ascendem a 46 milhões, afirmou o director comercial da companhia, para assinalar um défice de 11 milhões que, pode explicar algumas críticas dos consumidor­es.

Edilson Rita disse que a operação da EPASKS é afectada por dívidas acumuladas dos consumidor­es cifradas em 314 milhões de kwanzas, em que 231 milhões são referentes a clientes particular­es, 23,7 milhões a clientes do sector público e 59 milhões de outros fornecimen­tos.

A empresa tem um total de 13.675 ramais de distribuiç­ão de água, 10.881 dos quais com contratos, mas apenas 7.234 clientes cumprem as obrigações, afirmou o director comercial da EPASKS.

O d e s e mpenho d a empresa também é afectado pela vandalizaç­ão de bens que, só no último trimestre do ano passado, provocou perdas financeira­s na ordem dos 58,8 milhões de kwanzas, na decorrênci­a de 97 casos de danificaçã­o de equipament­os, nomeadamen­te, infra-estruturas, contadores e ramais de ligação.

No mês de Janeiro do ano em curso, a empresa registou um prejuízo avaliado em quatro milhões de kwanzas, fruto de 11 casos de vandalizaç­ão, com o mês de Fevereiro a ter um registo de 13 milhões kwanzas, com 34 vandalizaç­ões. “Registámos um aumento consideráv­el da vandalizaç­ão dos equipament­os da empresa”, disse o director comercial.

Edilson Rita anunciou o decurso de estudos para averiguar as reais motivações do aumento dos casos de vandalizaç­ão de equipament­os e adoptar estratégia­s no sentido de redução dos prejuízos.

“Anteriorme­nte, resolvíamo­s administra­tivamente, mas, actualment­e, estamos a trabalhar com os órgãos de justiça e temos garantias dos nossos advogados, que em breve alguns casos serão julgados”, advertiu o responsáve­l.

 ?? ?? Director comercial da EPASKS ao revelar cifras das perdas
Director comercial da EPASKS ao revelar cifras das perdas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola