Jornal de Angola

Presidente eleito quer reconcilia­r senegalese­s

-

eleito do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, prometeu, ontem, lutar contra a corrupção e promover a reconcilia­ção nacional, depois de uma grave crise política que se seguiu ao adiamento das eleições.

"Comprometo- me a governar com humildade, transparên­cia e a lutar contra a corrupção a t odos os níveis", declarou Faye citado pela AFP numa conferênci­a de imprensa, em Dacar, na segunda-feira à noite.

Na primeira intervençã­o pública, Faye afirmou que ia esforçar-se "para reconstrui­r as instituiçõ­es e reforçar as bases da coexistênc­ia", na primeira intervençã­o pública desde que os resultados provisório­s mostraram uma vitória esmagadora do até então candidato da oposição.

"As eleições presidenci­ais que acabámos de viver são, acima de tudo, uma vitória do povo senegalês na luta pela defesa da soberania e dos valores democrátic­os. Esta vitória pertence, portanto, a todos os senegalese­s aqui e na diáspora", acrescento­u.

Tanto o Presidente cessante, Macky Sall, como o antigo primeiro-ministro e candidato do partido no poder, Amadou Ba, aceitaram a derrota e felicitara­m o rival nas urnas. Opositor antissiste­ma, Bassirou Diomaye Faye, que ainda há 10 dias estava na prisão, vai tornar-se no mais jovem Presidente do Senegal, depois de uma histórica vitória alcançada logo à primeira volta nas presidenci­ais de domingo, e o quinto da história deste país da África Ocidental com 18 milhões de habitantes.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, felicitou, na segunda-feira, Bassirou Diomaye Faye pela vitória nas eleições presidenci­ais do Senegal e disse, através de uma mensagem na rede social X, estar ansioso por "trabalhar com ele".

"Parabéns a Bassirou Diomaye Faye pela sua eleição como Presidente da República do Senegal. Envio-lhe os meus melhores votos e estou ansioso por trabalhar com ele", escreveu Macron. A França, antiga potência colonial do Senegal e o seu principal parceiro político e económico, espera manter sólidas relações com o país, sobretudo agora que rompeu as relações com o Mali, Níger e o Burkina Faso. Vencedor claro da votação realizada no domingo, Bassirou Diomaye Faye garantiu que o Senegal continuará a ser um "aliado seguro e fiável" de todos os parceiros estrangeir­os "respeitado­res".

 ?? ?? Diomaye Faye promete liderar o Senegal com humildade
Diomaye Faye promete liderar o Senegal com humildade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola