Jornal de Angola

Equipas de Luanda confirmam supremacia

- Júlio Gaiano

Náutico de Luanda venceu o primeiro Torneio I nternacion­al de pesca desportiva de alto- mar, Lobito Billfish Classic, disputado em Benguela, com 7668,40 pontos, seguido por Half Kilo, 4500,00 e Akwalunga com 3039,40. A prestação do trio confirma o domínio absoluto das equipas luandenses.

As de Benguela ocuparam os lugares subsequent­es, com destaque para os Bravos da Baía do Lobito, que totalizara­m 2361,50 pontos, na quarta posição.

Vida Louca é a quinta colocada da tabela classif i c at i va com 1 5 0 0 , 0 0 , seguida por Malta da Kianda, 1500,00, Lalala Fishing Team, 1400,00, Azores Lures Team, 859,40, Team Izon Two, 850,00, Só Pra Contrariar, 800,00 e 300,00 da Trouble Maker.

O maior dourado capturado, 11,6 kg, pertence a Nick Teal ( Azores Lures Team), ao passo que o maior wahoo, 20,5 kg, foi pescado por José Silva ( Bravos da Baía). A f aixa do melhor pescador do torneio coube a Airton Moreira, do Team Náutico de Luanda, com o registo de oito peixes de bico capturados.

A organizaçã­o do Torneio faz balanço positivo, apesar das adversidad­es enfrentada­s pelos pescadores, na busca da melhor pontuação. Com domínio absoluto das equipas de Luanda, prevaleceu a experiênci­a e amaturidad­e competitiv­a.

Onze agremiaçõe­s fizeram-se ao mar, contra as 19 inicialmen­te previstas. A organizaçã­o aponta razões técnicas e logísticas como base da desistênci­a das demais, com realce às de Luanda.

“A princípio, estava assegurada a presença de 20 equipas. Com o passar do t empo, começaram as desistênci­as”, revelou o vice-presidente da Federação Angolana de Pesca Desportiva-zona Sul (FAPDZS), Miguel Paim.

Paim lembrou-se de que as outras formações convidadas, casos da Namíbia e Itália, falharam a participaç­ão por indisponib­ilidade, mas prometeram fazê-la nas próximas edições.

“Pretendíam­os juntar o maior número de participan­tes. Tal não aconteceu por razões alheias à nossa vontade. Mesmo assim, foi possível alcançar o êxito. A experiênci­a e a maturidade dos contendore­s sobrepuser­am-se à vontade de ganhar pela força da cana, linha e do anzol e gerou despique do princípio ao fim”, salientou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola