Jornal de Angola

Angola e Argentina abrem hoje o Torneio das Nações

Em dia de estreia, a Selecção Nacional enfrenta os campeões mundiais de 2022 e procura surpreende­r

- Silva Cacuti

A Selecção Nacional de hóquei em patins estreia-se ,hoje, às 14h, na 69ª edição da Taça das Nações de Montreux, Suíça, diante da Argent i na, campeã mundial, partida que marca a abertura do Grupo preliminar A. O torneio disputa-se de 27 a 31 do corrente mês.

A abordagem ao desafio, por parte do único conjunto africano, inscrito no também conhecido “Torneio da Páscoa”, deve ser de jogo pelo jogo, apesar de o adversário ser campeão mundial. Alberto Domingos “Jó”, selecciona­dor nacional, deve incutir aos pupilos que nada têm a perder. Aliás, na abordagem ao jogo, o treinador descreveu a condição da equipa sem indicadore­s de inferiorid­ade.

“Sabemos que vamos jogar com uma das melhores selecções do mundo, mas trabalhámo­s e também estamos preparados técnica e tacticamen­te para o jogo”, disse. Francisco Veludo, André Centeno, Adilson Diogo, Fábio Faria e Josemar Tavares “Zidane” podem entrar, de início, para o lado angolano. O treinador tem como segunda opção Erivaldo Domingos, Francisco Eduardo, Rafael Lourenço, Wilson Castro, Bruno Santos e Afonso Sousa.

A Argentina inscreveu na competição as melhores unidades de que dispõe, maioritari­amente campeões mundiais em 2022, quando acolheu o Campeonato do Mundo. Lucas Ordonez, Gozalo Romero, Reinaldo Garcia, Lucas Martinez (antigo jogador do Petro de Luanda) e o guarda-redes Constantin­o Acevedo, são alguns dos principais activos.

Os argentinos sabem que Angola é talhada para fazer surpresas diante dos grandes. A última participaç­ão angolana no torneio, em 2019, ficou marcada pela vitória, 4-3, sobre a Espanha, na ronda inaugural.

O outro j ogo da série envolve as equipas do HC Montreux e da Itália. Para o Grupo B, defrontam-se Espanha-frança e Portugal-suíça.

A organizaçã­o da prova decidiu homenagear o antigo presidente do Comité Olímpico Internacio­nal, Juan Antonio Samaranche, com a atribuição do nome ao Grupo A da prova e, noutra homenagem, atribuiu ao Grupo B o nome de António Livramento, ícone do hóquei em patins português.

Portugal é o detentor do troféu do torneio, enquanto Angola foi sexta classifica­da na última edição disputada em 2019. A Taça das Nações é o segundo evento mais importante da patinagem mundial e disputa- s e, regra- geral, em anos de mundiais. A 46ª edição do Campeonato do Mundo, do presente ano, disputa-se em Novara, Itália.

 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Combinado angolano às ordens de Alberto Domingos “Jó” tem teste difícil
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO Combinado angolano às ordens de Alberto Domingos “Jó” tem teste difícil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola