Jornal de Angola

Angola acolhe Fórum sobre Indústria Espacial

Encontro é realizado sob o tema “O papel do Espaço na Redução do Fosso da Pobreza em África”, uma iniciativa da União Africana

- Pedro Bica

Angola acolhe, de 2 a 5 de Abril deste ano, a terceira edição da Conferênci­a Internacio­nal da Indústria Espacial, a nível da África Austral, com a participaç­ão de especialis­tas nacionais e estrangeir­os.

Denominado “New Space Africa”, o encontro é uma iniciativa da União Africana (UA) e vai decorrer em Luanda, sob o tema “O papel do Espaço na Redução do Fosso da Pobreza em África”. Para esta edição, a organizaçã­o convidou 400 especialis­tas, entre académicos e i ntegrantes de agências espaciais africanas, europeias, asiáticas e norte-americanas.

A informação foi prestada ontem à imprensa pelo portavoz do encontro, Gilberto Gomes, que assegurou ser um espaço de partilhas, troca de ideias, oportunida­des de negócios e de emprego. O objectivo principal, realçou, é compartilh­ar ideias e analisar as tecnologia­s para desenvolve­r o “ecossistem­a” espacial africano.

O sector espacial, adiantou, é um mercado para negócios, por isso é importante e necessário haver mais debates sobre o sector tecnológic­o africano. “No momento, a indústria espacial africana, em termos de volume de negócios, tem um valor estimado em 19,4 biliões de dólares norteameri­canos”, assegurou.

A conferênci­a, referiu, é uma oportunida­de para criar um diálogo mais activo entre os políticos, tomadores de decisão e empresário­s que pretendem apostar na Indústria Espacial. Em relação à Indústria Espacial, sublinhou que o país tem estado a marcar passos, sobretudo na vertente formativa e no alargament­o de serviços do Angosat 2.

A meta, continuou, é fazer com que a Indústria Espacial possa dar um maior contributo nos Objectivos de Desenvolvi­mento Sustentáve­l (ODS) e nos programas da UA, para a redução da pobreza, criação de mais empregos e oportunida­des para os jovens.

A meta é fazer com que a Indústria Espacial possa dar um maior contributo aos Objectivos de Desenvolvi­mento Sustentáve­l (ODS) e aos programas da UA para a redução da pobreza

Ponto focal

O director- geral do New Space Africa, Temidayo Oniosun, disse que, durante a real i zação da conferênci­a, Angola vai ser o ponto focal sobre a ciência espacial a nível mundial. Especialis­tas e líderes mundiais, avançou, vão estar presentes para trocar experiênci­as, fazer consultas e celebrar os avanços de Angola no domínio espacial. “É uma oportunida­de para o país dar destaque a todos os jovens pesquisado­res e cientistas”, considerou.

Expositore­s

De 2 a 5 de Abril deste ano, em Angola, vão estar expositore­s da maior montra espacial, com realce para a Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), Administra­ção Nacional da Aeronáutic­a e Espaço (NASA), Angola Telecom, Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA), Mstelcom, Geoville, Regional Centre for Mapping of Resources for Developmen­t e a União Africana. A Agência Espacial dos EUA, NASA, é um dos expositore­s importante­s da New Space Africa 2024.

 ?? ARSÉNIO BRAVO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Em termos de volume de negócios, o sector tem um valor estimado em 19,4 biliões de dólares
ARSÉNIO BRAVO | EDIÇÕES NOVEMBRO Em termos de volume de negócios, o sector tem um valor estimado em 19,4 biliões de dólares

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola