Jornal de Angola

Fundo de 250 milhões de dólares apoia projectos nacionais da indústria petrolífer­a

- Nádia Dembene e Massoxi Paxe

ontem, em Luanda, a primeira Sociedade de Capital de Riscos, c om um f undo de 250 milhões de dólares, para apoiar os projectos de empresas angolanas que prestam serviços à indústria de petróleo e gás.

No encerramen­to do evento, o ministro do Planeament­o, Victor Hugo Guilherme, considerou que a primeira Sociedade de Capital de Risco “Petrofund, S.A” constitui-se numa resposta do sector privado aos apelos do Executivo.

Conforme fez questão de lembrar, o apoio e financiame­nto às empresas de conteúdo local do sector petrolífer­o é importante. Por essa razão, disse que o mesmo sinaliza o desenvolvi­mento e o fortalecim­ento do sector privado.

Por sua vez, o secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, que fez a abertura da cerimónia de apresentaç­ão da Petrofund, considerou que para que se tenha empresas nacionais

sustentáve­is, bem organizada­s e com qualidade, neste processo que é muito risco em termos de capacidade técnica e financeira, é necessário algumas estrut uras financeira­s que possam dar suporte ao desenvolvi­mento das empresas nacionais.

O governante garantiu, igualmente, apoio institucio­nal à Petrofund e a todas as iniciativa­s que busquem a sustentabi­lidade do sector. José Barroso represento­u no evento a ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, que foi convidada para presidir à abertura do lançamento da Petrofund.

Metas ambiciosas

O presidente do Conselho de Administra­ção da PetroFund, Vicente Inácio, afirmou que o conteúdo local representa um peso de dois a três por cento dos negócios do sector petrolífer­o. Contudo, estão identifica­dos 54 biliões de dólares em investimen­tos para os próximos anos e o desafio é captar essas oportunida­des.

“Vamos empenhar-nos para que, em 2030, cheguemos a 7,5 ou 10 por cento”, afirmou.

A sociedade de capital de riscos apoia projectos de elevado potencial que buscam por financiame­ntos.

 ?? FOTOS FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso
FOTOS FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso
 ?? ?? Ministro do Planeament­o, Victor Hugo Guilherme
Ministro do Planeament­o, Victor Hugo Guilherme

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola