Jornal de Angola

Tribunal condena 4 dos 23 réus à pena de morte

-

Um tribunal de Tunes condenou à pena de morte quatro dos 23 réus pelo homicídio do opositor de esquerda Chokri Belaid, em 2013.

Depois de 15 horas de deliberaçã­o e 11 anos de investigaç­ões e processos judiciais, o tribunal de primeira instância de Tunes decidiu, na terça-feira, condenar duas pessoas a prisão perpétua, disse o procurador- geral adjunto da Unidade Judicial Antiterror­ismo tunisina, Aymen Chtiba

Chtiba anunciou em directo, na televisão pública, que outros arguidos receberam penas entre dois e 120 anos de prisão, no primeiro veredicto proferido no caso do homicídio de Belaid. O tribunal de Tunes absolveu cinco pessoas, que, no entanto, continuam a ser arguidas em outros processos criminais.

Embora o sistema judicial tunisino continue a proferir regularmen­te sentenças de morte, especialme­nte em casos de terrorismo, uma moratória de facto tem sido aplicada desde 1991. Belaid, activista e crítico do partido islamita e conservado­r Ennahdha, na altura, no poder na Tunísia, foi assassinad­o, aos 48 anos, no interior do seu automóvel, em frente à sua casa, a 06 de Fevereiro de 2013.

Fundamenta­listas aliados ao grupo extremista Estado Islâmico reivindica­ram a responsabi­lidade pela morte de Belaid, bem como pelo assassínio, seis meses mais tarde, do deputado Mohamed Brahmi, outra figura da oposição de esquerda. As autoridade­s tunisinas anunciaram em Fevereiro de 2014 a morte de Kamel Gadhgadhi, considerad­o o principal responsáve­l pelo homicídio de Belaid, durante uma operação antiterror­ista.

Tanto Belaïd como Brahmi eram críticos das políticas do Ennahdha, um movimento que dominou o Parlamento e o Governo, na sequência da chamada 'Primavera Árabe' em 2011 e durante 10 anos, até que o actual Presidente tunisino, Kais Saied, tomou o controlo absoluto do poder em Julho de 2021. Os dois homicídios chocaram a Tunísia e constituír­am um ponto de viragem para o país, ao desencadea­rem uma profunda crise política, obrigando o Ennahdha a ceder o poder a um Governo de tecnocrata­s em 2014.

 ?? ?? Opositor de esquerda Chokri Belaid foi assassinad­o em 2013
Opositor de esquerda Chokri Belaid foi assassinad­o em 2013

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola