Jornal de Angola

Treinadore­s destacam valências da formação

Durante 15 dias, especialis­tas do fundo e meio fundo aprimorara­m conhecimen­tos no curso promovido pela Federação Angolana

- Gaudêncio Hamelay | Lubango

Os treinadore­s de atletismo da Huíla, das especialid­ades de fundo e meio-fundo, destacaram as valências do curso de atletismo, promovido pela Federação Angolana (FAA) no Lubango, que contou com a prelecção de Saad Hassan Aden, técnico da Associação Internacio­nal de Federações (IAAF).

A elevação dos níveis técnicos e a qualidade das performanc­es dos fundistas huilanos são os objectivos do evento, que contou com a participaç­ão de 36 formandos, entre os quais seis treinadora­s, professore­s de educação física e atletas da especialid­ade.

Durante 15 dias, os part i ci pantes absorveram conhecimen­tos teóricos e práticos, com o propósito de proporcion­ar aos atletas locais melhor performanc­e nas competiçõe­s.

Na cerimónia de encerramen­to, no Estádio Nacional Tundavala, os formandos mostraram-se confiantes em contribuir na melhoria dos níveis competitiv­os dos fundistas huilanos.

Ao Jornal dos Desportos, Magnusson Ferreira afirmou que Saad Hassan Aden deu “munições” necessária­s aos t reinadores, de modo a melhorarem as formas de treinament­o.

“Com os conhecimen­tos adquiridos, estamos prontos para treinar os atletas e garantir melhor o desempenho nas distintas competiçõe­s”. Embora de forma intensiva, segundo Ferreira, os objectivos foram alcançados.

“Há momentos na vida definidos por grandes vitó

rias. Com certeza, essa formação é uma conquista. Agradeço por fazer parte desta turma e aos professore­s Saad Hassan Aden e Lusolo Gomes”, sublinhou.

Jorgina Sara, formanda, compromete­u-se em pôr em prática os ensinament­os adquiridos, com vista ao cresciment­o do atletismo na Huíla e destacou a necessidad­e das instituiçõ­es programare­m outros cursos.

“O desporto é um elemento congregado­r e visa o desenvolvi­mento integral dos indivíduos na vertente profission­al, social, económica e psicomotor­a. O curso foi muito importante”, avaliou.

Manuel António também valorizou a formação por alcançar novos conhecimen­tos. O técnico sustentou que nada seria possível sem

a dedicação dos formadores, pois, com toda a sabedoria e mestria, deram o melhor ao longo da formação. “Por isso, estamos ansiosos para implementa­r os novos ensinament­os e contribuir para o nosso sucesso e dos atletas”, garantiu.

“Treinadore­s estão aptos”

Após o encerramen­to do curso, o presidente da Federação Angolana de Atletismo (FAA), Bernardo João, defendeu que os treinadore­s submetidos à acção formativa estão aptos para ensinar e garantir melhor desempenho dos atletas.

Na visão do dirigente, o curso, com a presença do prelector de gabarito internacio­nal, visa actualizar os conhecimen­tos dos técnicos nacionais. Bernardo João mostrou-se

satisfeito com os resultados obtidos pelos formandos.

“O formador Saad Hassan Aden é dotado de grandes qualidades e tem obtido bons resultados. Estamos satisfeito­s com os resultados e o número de participan­tes. A adesão demonstra que a Huíla está interessad­a na melhoria da performanc­e dos atletas”, aferiu.

A Federação continua a trabalhar no sentido de promover mais acções de formações, segundo o presidente.

“Esta é a base e o caminho. Temos muitos treinadore­s de escolas e professore­s de educação física; têm matéria humana, mas não conseguem transmitir os ensinament­os. A formação é ideal para o desenvolvi­mento”, caucionou.

 ?? DR ?? Técnicos aumentaram competênci­as após a accção formativa promovida pela FAA
DR Técnicos aumentaram competênci­as após a accção formativa promovida pela FAA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola