Jornal de Angola

Afonso Silva “Fon” vai hoje a enterrar

-

O antigo basquetebo­lista Afonso Silva vai a enterrar hoje, às 11h00, no Cemitério Alto das Cruzes, em Luanda, em ambiente de consternaç­ão. Falecido no passado domingo, Fon, como era conhecido, deixou a família desolada.

O programa das exéquias contempla a chegada da urna às 7h00, na Rua do Minho, bairro Terra Nova, onde vai decorrer a celebração de corpo presente, entre às 8h00 e às 9h00. A partida para o Cemitério acontece às 10h00.

Em reacção ao faleciment­o do antigo colega, Herlander Coimbra disse, em entrevista publicada no Jornal dos Desportos, que “há coisas que não se dizem: Afonso Silva foi dos melhores e sempre apareceu nos momentos em que a equipa do 1º de Agosto mais precisava dele”.

O antigo companheir­o lembrou um dos momentos de jogo: “Tínhamos situações em que necessitáv­amosdequat­roeseis ressaltos ofensivos e defensivos e era ele que conseguia para nós”.

Herlander descreveu outras qualidades: “Era um jogador que lançava dos seis metros e setenta e cinco”. Face às competênci­as desportiva­s de Fon, muitas vezes, foi arredado para o aqueciment­o. “Colocou- me no banco quando o técnico Mário Palma chegou à Selecção Nacional e ao 1 º de Agosto”, revelou.

O bom desempenho não afectou a amizade: “Éramos amigos de peito e pediame muitos conselhos”.

O antigo secretário de Estado para o Desporto, Carlos Almeida, dividiu o balneário com Fon. Perante o i nfortúnio, avaliou: “A par t i d a p r e matura do nosso c o l e ga e a migo acaba por abalar a família do basquetebo­l. Afonso Silva deixou uma grande obra nos clubes por onde passou, f undamenta l - mente, no Atlético Sport Aviação e no 1º de Agosto”.

Durante a c a r r e i r a , Afonso Silva notabilizo­use no 1º de Agosto, clube em que carregou vários troféus de campeões nacionais e da Taça de Angola. Na Selecção Nacional arrebatou os troféus de campeão africano em duas ocasiões: Dakar (Senegal) e Alexandria (Egipto).

 ?? DR ?? Fon exibe um dos troféus
DR Fon exibe um dos troféus

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola