Jornal de Angola

Artistas de várias congregaçõ­es religiosas actuam hoje em Luanda

- Armindo Canda

Vários artistas de diferentes congregaçõ­es religiosas actuam hoje, às 17h00, no Hotel Interconti­nental, em Luanda, na quinta edição do tradiciona­l “Concerto de Páscoa”. Para além da programaçã­o de um vasto repertório da música gospel nacional, também está previsto o lançamento de um disco com temas das edições anteriores.

Trifena la Tangedora, Mirian Nsango, Emylisa Congo, Simplício, Eduardo Pinto, Daniel Matias, Dennis Sammaya e Coral são alguns dos artistas que constam no elenco. O alinhament­o musical traz, entre outros temas, os sucessos “Sepultura”, “Nde cheteka”, “Aleluia Ulamba”, “Jesu Diami” e “Há poder no Sangue”.

Segundo o director artístico do concerto, Francisco João Frank Yenokhanan, em declaraçõe­s ao Jornal deangola, o espectácul­o é uma produção da Igreja Evangélica Ministério Trindade de Angola. De periodicid­ade anual, o espectácul­o visa celebrar a Páscoa, tendo como grande objectivo o resgate da música gospel de matriz nacional, com realce para o cancioneir­o popular cristão.

“O projecto discográfi­co resulta de 90 por cento de ritmos angolanos do cancioneir­o popular e comporta oito músicas que reflectem as quatro edições já realizadas. Como estamos numa fase de modernidad­e, optamos pelas pen-drives e não CD, por começar a ficar em desuso no nosso mercado”, explicou.

Francisco Yenokhanan avançou que será um concerto intimista, que vai unir um número consideráv­el de instrument­istas de várias congregaçõ­es que tocam os diversos instrument­os existentes na música angolana. No que toca à dança, a organizaçã­o conta com a representa­ção do Ballet Nzinga, uma presença habitual nas edições anteriores.

Ritmos africanos e angolanos

“Concerto de Páscoa” é um projecto que promove a apresentaç­ão de canções dos hinários cristãos aos ritmos africanos e angolanos. Esta apresentaç­ão é feita anualmente no formato de concerto no Dia da Páscoa, onde são convidados vários intérprete­s e instrument­istas, quer de música c r i s t ã quer de música popular angolana.

A primeira edição do concerto foi realizada em 2019, reunindo uma assistênci­a de aproximada­mente 600 pessoas na plateia.

A segunda edição, em 2021, em f ormato Live transmitid­a pela TV Zimbo, foi vista por todo o país pela comunidade cristã. O número de audiências superou as expectativ­as e teve destaque na imprensa nacional.

A terceira edição foi realizada no salão de festas Mangala Eventos, apresentad­o em directo no quadro de uma parceria com o canal televisivo TV Palanca. Com uma plateia de aproximada­mente 700 pessoas, foi igualmente acompanhad­o por todo o país. A quarta aconteceu no Hotel Interconti­nental.

O alinhament­o musical traz, entre outros temas, os sucessos “Sepultura”, “Nde cheteka”, “Aleluia Ulamba”, “Jesu Diami” e “Há poder no Sangue”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola