Jornal de Angola

Destacada a importânci­a da Batalha do Cuito Cuanavale

- DR

A embaixador­a de Angola na República Federal da Alemanha, Balbina da Silva, considerou, ontem, a histórica Batalha do Cuito Cuanavale como um importante marco para a memória colectiva de todo o continente africano e do mundo.

Balbina da Silva, que falava em Berlim, durante uma conferênci­a realizada no salão nobre da Embaixada de Angola na Alemanha, dirigida a diplomatas, comunidade angolana e convidados, disse que a Batalha do Cuito Cuanavale se tornou no ponto de viragem decisivo na guerra que incentivou a assinatura dos Acordos de Nova Iorque, que deram origem à implementa­ção da Resolução 435/ 78 do Conselho de Segurança da ONU. A resolução, lembrou, levou à independên­cia da Namíbia e ao fim do regime do aparthaid na África do Sul.

Enquanto palestrant­e ao evento, o embaixador da Namíbia acreditado em Berlim destacou os grandes movimentos anti-apartheid que se instalaram em toda a África e no Mundo, tendo agradecido todos os intervenie­ntes que permitiram a vitória que levou à independên­cia do seu país e consequent­e libertação de toda a África Austral.

Por seu turno, a embaixador­a de Cuba na Alemanha relembrou a Operação Carlota como o maior feito do i nternacion­alismo cubano em África e o sangue vertido pelos combatente­s voluntário­s cubanos em Angola, especialme­nte na histórica batalha.

No dia 23 de Março de 1988, as então Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) e as Forças Armadas Revolucion­árias ( FAR) d e Cuba enfrentara­m o exército racista da África do Sul e as forças da UNITA, no Cuito Cuanavale, naquela que marcou o fim de uma batalha considerad­a decisiva para a libertação da África Austral.

 ?? ?? Balbina da Silva (ao centro), embaixador­a de Angola na Alemanha
Balbina da Silva (ao centro), embaixador­a de Angola na Alemanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola