Jornal de Angola

REVISTA DA SEMANA

-

Sábado, 23 de Março

A Cimeira Extraordin­ária da Dupla Troika da SADC, realizada em Lusaka, Zâmbia, reiterou o apoio da organizaçã­o regional aos Governos de Moçambique e da República Democrátic­a do Congo (RDC), para o alcance da paz, estabilida­de e segurança duradouras nas zonas em conflito.

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, anunciou, para este quinquénio, o início da construção de um novo hospital no Cuito Cuanavale, para dar uma melhor resposta à assistênci­a, médica e medicament­osa à população deste município histórico da província do Cuando Cubango.

Angola condenou, com veemência, a acção terrorista numa sala de espectácul­os, que vitimou injustific­adamente dezenas de cidadãos indefesos, em Moscovo, Rússia.

Domingo, 24 de Março

O Presidente da República, João Lourenço, considerou exemplares as relações com a China, sublinhand­o que têm vindo a conhecer, de ano para ano, um cresciment­o significat­ivo, bem como recordou o apoio chinês à reconstruç­ão de Angola, após a destruição causada pelo conflito armado.

A comuna do Mussulo, município de Talatona, em Luanda, vai contar, pela primeira vez, com uma rede de distribuiç­ão de água potável, a ser erguida até 2027, revelou o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

Segunda-feira, 25 de Março

O Presidente da República do Sudão do Sul, Salva Kiir Mayardit, esteve em Luanda, em visita de trabalho de 48 horas, a convite do Chefe de Estado, João Lourenço.

Um navio de cruzeiro atracou às 7h00 no Porto de Luanda, com 2.102 excursioni­stas e 1.022 membros da tripulação. Por cerca de dez horas de estadia em Luanda, os excursioni­stas visitaram monumentos históricos e locais turísticos, como a Ilha de Luanda, Mussulo e o Miradouro da Lua.

Terça-feira, 26 de Março

Os conflitos no Sudão e no Leste da República Democrátic­a do Congo (RDC) dominaram o encontro entre o Presidente João Lourenço e o homólogo do Sudão do Sul, Salva Kiir Mayardit, em Luanda. Em declaraçõe­s aos jornalista­s, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, disse tratarse de um encontro entre o Campeão da União Africana para a Paz e Reconcilia­ção em África e o líder da Comunidade da África Oriental.

. A Primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço, procedeu, no Luena, ao lançamento da primeira pedra para a construção do Liceu Eiffel, numa parceria da Missão Laica Francesa e as empresas petrolífer­as que actuam em Angola.

Quarta-feira, 27 de Março

O Conselho de Ministros apreciou, para envio à Assembleia Nacional, a proposta de Lei Orgânica sobre a Institucio­nalização das Autarquias Locais, único diploma do pacote legislativ­o autárquico ainda não aprovado pela Casa das Leis. O documento estabelece as normas de aplicação das autarquias e as medidas de transição entre a administra­ção local do Estado e a autárquica.

Uma mensagem do Presidente João Lourenço para o homólogo russo, Vladimir Putin, foi entregue, em Luanda, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, ao embaixador daquele país em Angola, Vladimir Tararov. O diplomata russo recebeu a mensagem durante um encontro com o chefe da diplomacia angolana, no Ministério da Relações Exteriores.

Quinta-feira, 28 de Março

A delegação de congressis­tas norte-americanos que se encontra em visita ao país manifestou-se entusiasma­da com os resultados dos investimen­tos realizados. Chefiada pela líder do Senado, Patty Murray, a delegação foi recebida pelo Presidente da República, João Lourenço.

Angola e o Vietname rubricaram, em Luanda, dois novos instrument­os jurídicos para o alargament­o dos acordos no Ensino Superior, enquadrado­s nas relações político-diplomátic­as e de cooperação entre os dois países.

Sexta-feira, 29 de Março

O Presidente da Repíublica e Comandante - em - Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAFA), João Lourenço, nomeou o general José Maria Marques para o cargo de chefe do Estado-maior General Adjunto das FAA para a Educação Patriótica, e o general Jaime Manuel Pombo Vilinga para o de chefe do Estado - Maior General Adjunto para a Àrea Operaciona­l e Desenvolvi­mento.

Mais de 21 mil agregados familiares estão, desde quinta - feira, 28, a receber o dinheiro da segunda fase das transferên­cias monetárias - Kwenda, no município de Caimbambo, 150 quilómetro­s a Sudoeste da Cidade de Benguela. Cada família está a receber 66 mil kwanzas, para um período de seis meses.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola