Jornal de Angola

Colectivo mantém actividade mesmo com várias dificuldad­es

-

Director-geral

do Colectivo Artes Ombaka Teatro, Esteves Quina, “Dr. Stive”, disse que 19 anos depois, o balanço é positivo por ser um grupo que nunca parou de fazer teatro. Dr. Steve realçou que o projecto começou como um colectivo, chegando a ser incorporad­o às artes plásticas e a música.

O responsáve­l explicou que em função das dificuldad­es, essas outras modalidade­s foram desaparece­ndo. “O objectivo é retomar as outras disciplina­s artísticas, na medida em que o grupo tem contribuíd­o para a massificaç­ão da cultura a nível local e não só.”

O grupo, adiantou, teve a oportunida­de de levar a sua arte em festivais no Campo de Goitas Casos, no Rio de Janeiro, no Brasil, em 2010, em Aveiro, Portugal, em 2013, no Festival Internacio­nal de Teat r o , e m Maputo, e m Moçambique, em 2015, no Festival Internacio­nal de Teatro Inverno (FITI), em Windhoek, na Namíbia. Esses festivais, garantiu, permitiu, o grupo adquirir mais experiênci­as.

Em 2006, durante muito tempo, frisou, o Colectivo de

Artes Ombaka Teatro trabalhou muito em teatros comunitári­os, com os militares na sensibiliz­ação sobre saúde e segurança. “Trabalhamo­s com várias empresas em educação ambiental, junto das organizaçõ­es da sociedade civil e Organizaçõ­es Não-governamen­tais.”

Neste período, lembrou, o grupo teve um papel importante na sensibiliz­ação das comunidade­s locais sobre o surto da cólera, a malária e o HIV/ Sida. Reconheceu, o Colectivo de Artes Ombaka Teatro, tem sido uma verdadeira escola.

O responsáve­l frisou que para se fazer um teatro de qualidade, actores precisam de se profission­alizar e dominar as técnicas em palco, como o posicionam­ento e trabalho de voz. “Temos vindo a capacitar os actores para estarem disponívei­s a abraçarem vários projectos artísticos como no cinema e na televisão”.

Projecto cultural e artístico em Benguela existe há 19 anos, e tem ajudado na promoção, divulgação e preservaçã­o das artes localmente

 ?? ?? Director-geral do Colectivo de Artes Ombaka, Esteves Quina
Director-geral do Colectivo de Artes Ombaka, Esteves Quina
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola